terça-feira, 3 de abril de 2012

04 - Faça a Coisa Certa (Do the Right Thing) - Estados Unidos (1989)

Direção: Spike Lee
Roteiro: Spike Lee
Pregador da consciência negra exige que o dono de uma pizzaria de um bairro de predominância negra de Nova York troque as fotos de ídolos brancos por fotos de astros de cor. A recusa dá início a um boicote contra o estabelecimento que culmina em tragédia.

Eu sempre achei que já tinha visto esse filme. Mas depois que eu assisti, tive a certeza de que estava enganado, pois esse é daqueles que não se esquece.
“Faça a coisa certa” é uma filosofia de vida que eu sempre carreguei comigo – a partir da frase, inspirada no filme, mesmo antes de eu vê-lo. Mas, o que é “certo”, é o grande mistério do planeta. Spike Lee não dá a resposta, mas mostra as conseqüências do que fazemos.
“Faça a coisa certa” tende ao documentário. É, portanto, um bom filme, seguindo a lógica de Godard: “o bom documentário tende à ficção; a boa ficção tende ao documentário”. Representa as dificuldades da coexistência de negros e brancos em Nova York, mas poderia ser em Salvador. Apresenta preconceitos do branco contra o negro e do negro contra o branco, dentro do mesmo espaço, uma pizzaria no Brooklin, mas poderia ser em algum canto da Liberdade.
“Faça a coisa certa” traz um conteúdo forte, indigesto e provocante. E, como se não bastasse, ainda é muito bem dirigido e possui uma força imagética muito bem traduzida em suas imagens efervescentes. É um filme que todos os baianos, racistas e negros deveriam assistir, para tentar fazer a coisa certa.
Vale a pena ver e refletir sobre esse famoso caso, ocorrido em Los Angeles, 1991 (2 anos após o filme), onde policiais não fizeram a coisa certa com o taxista Rodney King: vídeo aqui.
E curtir esse som: Fight The Power.


Minha nota: 8,5
IMDB:  7,9
MelhoresFilmes: 8,3

...


Download:
Torrent + Legenda

Torrent +Legenda (zippyshare)

2 comentários: