segunda-feira, 9 de abril de 2012

20 - Festa de Família (Festen) – Dinamarca (1988)

Direção: Thomas Vinterberg
Roteiro: Thomas Vinterberg ; Mogens Rukov
Patriarca (Henning Moritzen) de família dinamarquesa comemora seus 60 anos em grande estilo, reunindo a família em um hotel de luxo. Mas uma revelação feita por seu filho pode estragar a festa.

Dez regras para se fazer o filme, dentre elas a “câmera na mão”, “ausência de cenografia e assessórios”, “truques fotográficos vetados” e “nada de morte e tiro”. Sempre imaginei que esse, como qualquer outro filme do Dogma 95, fosse mais pobre do que poderia ser, uma vez que regras só limitam as possibilidades e potencialidades do autor.
No entanto, vi e gostei muito de Dogville (Lars Von Trier), apesar de que ele não seguia todas as regras do movimento. Meu primeiro filme, mesmo, do Dogma 95 foi Festa de Família. Posso dizer que me surpreendi, pois o resultado foi melhor do que eu esperava. Um filme forte, recheado de absurdos, que quase desperta um humor ensandecido. Foi visivelmente realizado com um primor estético, feito cuidadosamente, para não correr o risco de errar.
Me fez refletir até que ponto o estabelecimento de regras limita a produção do autor, ou é um estímulo para que ele desenvolva o seu lado criativo, com a finalidade de superar as barreiras que ele mesmo se impôs.
Minha nota: 8,9
IMDB:  8,1
MelhoresFilmes: 9,0

Download:
Torrent + Legenda

Torrent +Legenda (zippyshare)

Um comentário:

  1. O filme veio com legenda em inglês e infelizmente as legendas ficam sobrepostas /:
    Não sei se eu que não soube como arrumar.

    ResponderExcluir