quarta-feira, 11 de abril de 2012

32 - Cidadão Kane (Citizen Kane) – Estados Unidos (1941)

Direção: Orson Welles
Roteiro: Herman Mankiewicz ; Orson Welles
Jornalista investiga a vida de milionário da imprensa que morreu deixando apenas uma palavra como pista: Rosebud.

Orson Welles fez um filme grandioso, impecável, à altura da história de vida de "Kane". Esse é, sem dúvida, um dos maiores clássicos do cinema. Fácil de assistir e bom para refletir.
Refletir, por exemplo, há quantas anda nosso sistema de Comunicação no Brasil, 60 anos depois desse filme. E não é difícil enxergar ao nosso redor. Em Salvador, a família de ACM ainda controla o jornal impresso de maior circulação e a filial da maior rede de TV do país: a Globo. Será por isso que todos os dias saem notas citando ACM Neto e freqüentemente os partidos rivais são expostos a denúncias?
Nacionalmente, a Globo pratica a censura ao jamais dar uma nota sobre a Privataria Tucana, que traz graves denúncias contra José Serra – aquele mesmo que foi atingido por uma bolinha de papel, mas que o Jornal Nacional fez questão de tentar refutar, contratando um “perito em bolinha de papel”, para atestar que o candidato tinha sido atingido por uma fita crepe – farsa facilmente derrubada pelas mídias sociais. Também pratica censura ao ignorar o evento mais importante das Américas, o Pan-Americano de 2011, transmitido pela Record. Essa, por sua vez, é uma recente aliada do Governo que, cansado de apanhar da mídia, foi procurar abrigo nos braço da emissora construída com o dízimo de fiéis.
Enfim, é fácil concluir que de Cidadão Kane para cá, as coisas só pioraram. E ainda tem gente que é contra a Democratização da Comunicação, de forma inegociável.
Sei que o tema é polêmico, mas acho o debate muito oportuno, e sugiro a leitura desse texto: O Politicamente incorreto só é errado quando atingem os ricos, e uma olhada nesses vídeos: Intervozes – Levante sua voz – A verdadeira história da mídia brasileira e BBC – Muito além do Cidadão Kane.
Minha nota: 8,4
IMDB:  8,6
MelhoresFilmes: 9,5

Download:

4 comentários:

  1. Este filme é um clássico mesmo. Orson Welles é maravilhoso. Postaria o filme Canyon Passage / Paixão Selvagem. Quanta saudade da Susan Hayward que era uma atriz intensa e profunda em todos os sentidos.

    ResponderExcluir
  2. Eu estava procurando esse pra download. Valeu

    ResponderExcluir
  3. Olá! Infelizmente o link para o download expirou... será que você consegue postá-lo novamente? Muito obrigado e parabéns pelo excelente trabalho de democratização do cinema que faz por aqui!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fábio. Já atualizei, pode tentar baixar agora.
      E muito obrigado!
      Alex

      Excluir