quinta-feira, 12 de abril de 2012

38 - Underground – Mentiras de Guerra (Underground) – Sérvia (1995)

Direção: Emir Kusturica
Roteiro: Emir Kusturica
Belgrado, 1941. Marko, um ativista comunista permite que seu amigo Blacky ingresse no Partido. Porém, os alemães invadem a Iugoslávia e os dois amigos passam a dividir seu tempo entre a Resistência e o lucrativo contrabando. Em 1945, Marko omite das pessoas que habitam seu porão (fabricando armas para a Resistência) o fato de que o país tinha sido libertado. Ele segue explorando-os durante décadas, em benefício próprio. Mas um dia, os escravos deixam o porão e encontram seu país devastado por uma guerra civil.

Não lembro como eu fui parar nesse filme, mas foi uma das melhores coisas que eu podia ter feito. Ele é o que pode ser chamado de genial.
Acho muito instigante filmes que tratam do absurdo humano. Underground consegue ser mais absurdo ainda. Tanto que parece até que é real. Suas metáforas, seu humor, seu roteiro e seu macaco são oportunos. Precisos.
Underground certamente seria aplaudido por Platão. Aliás, acho que nenhuma alegoria da caverna foi tão bem representada antes. Nos faz pensar de que lado nós estamos: dentro ou fora da caverna, embaixo ou acima do porão? Somos carne, pedra ou meras sombras?
O filme é sérvio (ou iugoslavo?) e se chama Underground, mas poderia ser chamado de Iraque – Mentiras de Guerra, ou quem sabe, Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador...
Minha nota: 9,0
IMDB:  8,1
MelhoresFilmes: 8,4

Download:
Torrent + Legenda (4shared)
Torrent + Legenda (Rapidshare)
Torrent + Legenda (Zippyshare)

10 comentários:

  1. Parabéns pelo blog. Boa seleção de filmes e crítica com estilo. Sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado, Cláudia! Estamos sempre às ordens...

      Excluir
  2. Olá. tenho tentado baixar uns filmes e não consigo é só para quem é cadastrado? porque é só isso que aparece:" You should Sign Up or Login to download this file"
    Fora o não poder assistir o filme, sua seleção é de muito bom gosto, parabéns, boa noite

    ResponderExcluir
  3. Muito obrigado, Soli.
    Em relação ao download, realmente tem que se cadastrar no 4share (aliás, acho que hoje em dia quase todos os sites tao exigindo cadastro para fazer download).
    Mas é gratuito e rápido. Quando aparecer essa mensagem você clica em "Sign Up" - aí vai abrir uma tela pra voce pôr seu e-mail e a senha que desejar. Depois disso acho que eles pedem mais alguns dados, tipo data de nasc. nome, coisa pouca, que voce pode ate mentir. Daí, pronto, você vai receber um e-mail pra confirmação do cadastro e poderá subir ou baixar qualquer arquivo que quiser.
    Eu recomendo fazer o cadastro! Tenta, se tiver algum problema me fala. Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Falou! vou fazer o cadastro sim e postar uns comentários também rsrs, por falar em comentários li alguns dos seus e é legal ver gente escrevendo bem. Achei seu blog via o Cine um por dia, lá tem boas postagens, mas não tem cadastro, achei estranho, foi por isso que perguntei. Valeu a atenção, abraço

      Excluir
    2. Realmente... acho que vou começar a postar os filmes no rapidshare, que não precisa de cadastro. Valeu!

      Excluir
  4. Poxa, vai ser muito bom, vou ficar esperando voce reupar Underground – Mentiras de Guerra por um acesso que não precisa de cadastro. Conversei com umas pessoas e elas me aconselharam a não fazer cadastro, mas independente de não poder assistir os filmes, seu blog está muito legal. Bom dia e Sucesso pra voce.
    abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, Soli.
      Já postei o link para ser baixado pelo rapidshare. Inclusive, nos post mais recentes já estou utilizando o rapidshare, que não precisa de cadastro.
      Se tiver mais algum problema para baixar é só falar.
      abraço!

      Excluir
  5. \o/ Oba! Valeu mesmo, baixando aqui, obrigado pela atenção, seu blog já está nos favoritos. Sucesso!

    ResponderExcluir
  6. “ Lua no meio dia? Ou sol no meio da noite? No céu brilha uma luz e ninguém sabe o que realmente brilha”. Underground é..."demasiado humano", uma epopeia mesmo. Obrigado por ter postado em outro link (fico na torcida que continue postando mais vezes rsrs) Sucesso e Vida longa ao Blog.

    ResponderExcluir