terça-feira, 24 de abril de 2012

70 - Desejo e Reparação (Atonement) – Inglaterra (2007)

Direção: Joe Wright
Roteiro: Ian McEwan; Christopher Hampton
Aos 13 anos, a jovem Briony já demonstra grande criatividade em seus escritos e uma promissora autora. Um dia, pensa ter visto sua irmã mais velha, Cecilia, sendo assediada por Robbie, o filho da governanta de sua casa. Ela fica em silêncio até o dia em que uma prima é estuprada. Levada por sua imaginação fértil, Briony tem certeza de que foi o jovem Robbie e o acusa.

É interessante ver um filme e visualizar como ele seria se fosse feito por outro diretor. O enredo de Desejo e Reparação me lembrou um pouco de Iñarritu: um ato, um descuido, e um acaso, capazes de modificar dramaticamente o curso de várias vidas, para sempre. Com esse roteiro em mãos, provavelmente o cineasta mexicano teria feito uma abordagem mais moderna, misteriosa e mais seca. É provável que saísse um grande filme.
No entanto, Desejo e Reparação não fica atrás, mesmo se valendo de uma estética particular, com cenas sendo repetidas por perspectivas diferentes, uma proposital confusão temporal e um forte apelo sentimental, com uma trilha sonora clássica, feita para arrancar pelo menos uma lágrima do seu espectador.
Mesmo sem um rebuscamento na sua linguagem, contando com uma produção “bem feitinha”, o filme encanta pela sua narrativa e pelo drama da vida dos personagens, que poderia ser nós mesmos, ou qualquer outro inglês, brasileiro ou mexicano. Por isso, foi inevitável não se lembrar da história real – apesar de que mais ficcional do que em Desejo e Reparação – do pernambucano Marcos Mariano da Silva.
Minha nota: 8,3
IMDB:  7,8
MelhoresFilmes: 7,6

Download:
Torrent +Legenda (zippyshare)

4 comentários:

  1. Vi este. Li o romance, também. O filme é bom, mas o romance é excelente. Parabéns pelo texto...

    ResponderExcluir
  2. Não sabia da existência do romance. Deve ser mesmo muito bom... com uma história dessas, é um prato cheio! abraço

    ResponderExcluir
  3. É dublado? Fala-se que a legenda tá junto, mas só veio o torrent. Quero legendado. T_T

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o áudio é original... a legenda vem fixa no filme

      Excluir