quinta-feira, 17 de maio de 2012

89 - Psicose (Psycho) – Estados Unidos (1960)



Direção: Alfred Hitchcock
Roteiro: Joseph Stefano
Considerado pelos críticos a melhor obra-prima de Hitchcock. Psicose é um magnífico filme de suspense. Mario (Janet Leigh) dá um desfalque em sua empresa e, na fuga, acaba tendo que passar a noite em um motel na beira da estrada, mas não sabe que o lugar guarda seus segredos assustadores.

O primeiro Psicose que eu assisti foi um remake, produzido em 1998 pelo diretor Gus Van Sant. Passou na Globo e eu devia ter uns 13 anos. Na época achei que esse era o famoso Psicose. Somente anos mais tarde é que descobri que o que eu tinha assistido não era a obra-prima de Hitchcock. Que desilusão!

Por já saber o final, sempre tive resistência em assistir a obra original. No entanto, resolvi encarar mesmo assim.

Por já conhecer a história, perdi um pouco do suspense e do mistério que brilhantemente envolve o filme. Porém, mesmo conhecendo o roteiro, ainda consegui me arrepiar em algumas cenas e ficar atento do começo ao fim. E quase delirei de expectativa com a cena do chuveiro.

Hitchcock é sensacional!


Minha nota: 8,9
IMDB:  8,7
MelhoresFilmes: 9,4

Download:

2 comentários:

  1. Eu sempre admirei muito os filmes de Hitchcock. Assisti Rear Window/ Janela Indiscreta e To Catch a Thief/ Ladrão de Casaca e francamente não tirei os olhos do filme que tive oportunidade de assistir. Mesmo assim recomendo Psicose porque tem um roteiro maravilhoso e a Janet Leigh que foi uma das melhores atrizes do cinema e sei que a cena do chuveiro não seria a mesma se ela não fizesse parte do elenco.
    Se houver alguma oportunidade favor postar Jezebel com Bette Davis porque é um filme que por acaso vi na tv e gostei muito da atuação da Bette e do Henry Fonda neste filme. Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hitchcock é mesmo incrível. Inclusive, Janela Indiscreta já está na lista, para ver e postar. Vou pôr Jezebel, também. Assim que der, eu assisto.
      Abraço

      Excluir