segunda-feira, 18 de junho de 2012

122 - Crônica de um Verão (Chronique d´un été) – França (1961)



Direção: Edgar Morin; Jean Rouch
Roteiro: Edgar Morin; Jean Rouch
Durante o verão de 1960, o sociólogo Edgar Morin e Jean Rouch pesquisam sobre a vida cotidiana dos jovens parisienses para tentar compreender sua concepção de felicidade, ao redor da questão inicial: "Como você vive? Você é feliz?"

Inaugurador do Cinema Verdade, esse filme é obrigatório para quem pretende estudar a história do documentário e tecer análises mais embasadas sobre esse gênero.

Os mistérios e potencialidades da linguagem documental ainda são experimentadas por diversos cineastas ainda hoje – vide Eduardo Coutinho. Mas é com Vertov e na corrente inaugurada por Jean Rouch e Edgar Morin que os debates se acentuam.

Se o documentário pode ser considerado contraditório por natureza, isso é simbolizado pelo próprio nome da corrente: “verdade”. A complexidade está justamente no fato de os cineastas questionarem o alcance da verdade pelo próprio documentário. Não que se negue essa verdade, mas ela é relativizada. Portanto, seria no mínimo pretensioso e falho afirmar que o cinema que eles faziam era “o” verdadeiro.

Não se alcança “a” verdade no documentário, pois existem diversas verdades, que, inclusive, nascem ou se transformam diante da câmera, o que não necessariamente significa dizer que ela se falsifica, se forja. É aí que consiste o grande mistério (e dilema dos diretores) do documentário - e, por que não dizer, da vida.

Crônica de um Verão é atual, pelo conteúdo tratado e pelo exercício da linguagem cinematográfica. Um clássico. Fundamental para qualquer documentarista ou para espectadores que pretendem aguçar o seu senso crítico diante da “realidade” exibida pela tela ou pela própria vida.

* Infelizmente, a tradução do filme não é das melhores, mas nada que impeça de vê-lo.


Minha nota: 7,8
IMDB:  7,6
ePipoca: -

Quem gostou desse, pode gostar de:

Download:

Torrent +Legenda (zippyshare)

2 comentários:

  1. Fui baixar agora e apareceu "File has expired and does not exist anymore on this server" :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o link tinha expirado, mas já atualizei agora, pode tentar de novo. :)

      Excluir