sexta-feira, 29 de junho de 2012

137 - Os Famosos e os Duendes da Morte (idem) – Brasil (2009)



Direção: Esmir Filho
Roteiro: Ismael Caneppele; Esmir Filho
O filme conta a história de uma cidade em que cada um de seus habitantes sonha em segredo. O menino sem nome conhece a garota sem pernas, que lhe mostra o mundo no qual ele embarca como alguém que nunca mais deseja voltar à realidade. Para o menino, a vida virtual é a única verdade. Mas, a garota parte para outro mundo, deixando imortalizada sua história em vídeos e fotos na internet.

Um dos melhores filmes nacionais dos últimos anos.

Os Famosos é ousado em sua linguagem, na sua estética e na proposta de seu roteiro. É feito para amar ou odiar. Ou você não entra no clima e vai achar o filma chato, pretensioso e cansativo, ou se carrega de emoção, toma um vinho, briga com a namorada e tenta atingir um nível de angústia suficiente para penetrar no universo do filme e sentir tudo o que o protagonista sente. Porque, no final das contas, o que vai trazer sentido ao filme é compreender o que se passa dentro do personagem.

E isso, no cinema, é muito difícil. Tem que ter uma sensibilidade grande do diretor e a sorte/competência para que todos os planos filmados, todos os diálogos, contribuam para criar a atmosfera necessária para se compreender os sentimentos postos na tela. Não é tarefa fácil, e o diretor, iniciante, conseguiu.

Quem não quiser se deprimir para ver, também não tem problema, o filme consegue ser bom assim mesmo. Prende o espectador pelo mistério e pelas peças do quebra-cabeça que, aos poucos, vão se encaixando. Mas, vê-lo levemente angustiado o torna ainda melhor.


Minha nota: 8,4
IMDB:  6,8
ePipoca: 8,6

Quem gostou desse filme, pode gostar de:

Download:

2 comentários: