quinta-feira, 25 de outubro de 2012

263 - Notícias de uma guerra particular (idem) – Brasil (1999)



Direção: João Moreira Salles; Kátia Lund
Roteiro: João Moreira Salles; Kátia Lund
Flagrantes do cotidiano de lados diversos da luta da polícia carioca contra o tráfico de drogas, dando a palavra aos policiais, os traficantes e os habitantes da favela que estão no meio dessa verdadeira guerra.


Um dos melhores documentários da filmografia nacional!

Notícias de uma guerra particular traz depoimentos de jovens e crianças presas, ligadas ao tráfico, além de traficantes e moradores do morro de Santa Tereza, e policiais. O filme faz um passeio pelo Comando Vermelho, indústria bélica e tráfico de drogas, para representar a guerra vivenciada por traficantes e policiais. Nessa batalha, o conceito de “herói” e “vilão” se alterna.

Algumas imagens são inacreditáveis – como as dos traficantes saindo da janela, sob o policial – e a maioria dos depoimentos é de deixar qualquer um pasmo, como a do delegado de polícia que fala com naturalidade sobre o papel da polícia, que existe para defender os interesses da elite; ou quando afirma que a sociedade não está preparada para uma polícia não-corrupta. Não é nem pelo conteúdo em si, que, bem ou mal, todo mundo já supõe ou até sabe. Mas, pela naturalidade com que as pessoas debatem, despertando o aspecto psicológico e sociológico que superam qualquer análise acadêmica de determinado especialista. São depoimentos de quem tá lá dentro, no front.

Tenho três imagens do morro de Santa Marta, no Rio. A primeira é a de 1987, quando Eduardo Coutinho subiu a favela para rodar Santa Marta – Duas Semanas no Morro. A segunda, em 2012, quando eu tive a oportunidade de visitar o morro, em um sábado à noite, circulando pelos seus becos, vielas e escadarias, e tomando uma cervejinha defronte a uma UPP. A terceira representação foi ao assistir Notícias. Algumas imagens se repetem nas três situações: na minha lembrança e nos dois filmes. Juntos, recriam uma Santa Marta especial. A favela simples, com moradores banais e ao mesmo tempo peculiares; a favela explodindo em uma guerra particular, nos anos 90; e uma favela vivendo uma nova fase, ainda experimental, a partir da instalação da UPP nos últimos anos.

Notícias de uma guerra particular deveria ser visto por todos. Até porque, a guerra particular ainda não acabou e nem se sabe quando acabará – se acabará. E não só em Santa Marta, mas em todo o Brasil.


Minha Nota: 8,5
IMDB: 7,9
ePipoca: -


Download:
Torrent
* Link removido pelo blogger - disponível via email 366filmesdeaz@gmail.com

3 comentários:

  1. Um documentário realmente impressionante!
    A sequência de imagens dessa foto que está no post é estarrecedora e foi captada p/ uma equipe da extinta TV Manchete durante uma incursão da polícia ao morro do Borel, bairro da Tijuca ( Usina ), no Rio de Janeiro.
    Essas incríveis imagens correram o mundo na época (1992) e ainda correm já que podem ser encontradas em vários sites. De um realismo chocante, ainda hoje fico impressionado quando as revejo!

    ResponderExcluir
  2. Deixando um link válido para baixar o Documentário Notícias de uma guerra particular em AVI - http://www.2downloadz.com/xnirp9hwd6

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu.
      Também atualizei o link com o torrent.
      abraço
      Az

      Excluir