terça-feira, 27 de novembro de 2012

307 - O testamento do Dr. Mabuse (Das testament des Dr. Mabuse) – Alemanha (1933)



Direção: Fritz Lang
Roteiro: Fritz Lang
Uma rede terrorista está à solta em Berlim. Seu objetivo é promover caos e anarquia, utilizando-se de instruções do Dr. Mabuse, que encontra-se em um hospital para doentes mentais em estado catatônico. O inspetor Lohmann é o responsável pela investigação do caso, e vai apertando o cerco através de provas cada vez mais estranhas. O filme teve sua exibição proibida na Alemanha durante aproximadamente duas décadas.

Fritz Lang é uma mente brilhante.
Suas histórias e desenvolvimento narrativo são uma fonte a ser explorada por qualquer cineasta, em qualquer época. Em pleno 2012, ainda existe algo a ser extraído de suas obras.
Em O testamento do Dr. Mabuse a criatividade do diretor é um diferencial. Se a literatura tem diversas referências de boas histórias sobre suspense e mistério, o cinema de Fritz Lang e a própria filmografia alemã em sua origem contém o que há de melhor nesse gênero. Evidentemente, que o próprio desenvolvimento cinematográfico brindou o espectador com histórias tão boas e até melhores. Mas, não dá para desprezar a importância de alguns diretores pelo pioneirismo que acompanhava a qualidade de suas obras.
E Fritz Lang é um deles.


Minha nota: 8,1
IMDB:  7,9
ePipoca: -


Download:

4 comentários:

  1. Muuuuuuito obrigada pela disponibilização de tantos filmes. Imagino que seja bem cansativo ser responsável por um site, mas espero que continue com essa ideia. Abçs :]

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, Annie. Sim, é muuuuuito cansativo, mas comentários como o seu incentivam a continuar nessa labuta. um abraço!

      Excluir
  2. Muito obrigado, Vocês são minha salvação! Pena que não encontrei nenhum do R.W. Fassbinder ):

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pô, não tem. Mas tá na fila... em breve sai..
      :)

      Excluir