sábado, 1 de dezembro de 2012

315 - Drum – gritos de revolta (Drum) – África do Sul (2005)



Direção: Zola Maseko
Roteiro: Zola Maseko
Drum é um filme sobre a vida de Henry Nxumalo, jornalista de investigação famoso nos anos 50 em Sophiatown, bairro símbolo da resistência cutltural em Joanesburgo. Ele trabalha em uma revista negra da moda, Drum, verdadeira arma de mídia na época. Henry Nxumalo arriscou a vida denunciando as condições de tratamento dos negros que viveram e trabalharam durante os anos de segregação, apesar do assédio constante por parte das autoridades.

Drum faz uma representação muito boa sobre o apartheid e é produzido pelos próprios sul-africanos.
Um grande trunfo do filme é contar com personagens humanizados e menos idolatrados, como é mais recorrente. Ainda que o mote seja um recorte na história do jornalista Henry Nxumalo, conhecido em seu país pelas reportagens que denunciavam as condições dos negros na África do Sul, sua condição de possível mártir é substituída pela representação de um ser humano comum, de carne e osso. Só para se ter uma idéia, o próprio personagem de Nelson Mandela é coadjuvante no filme, retratado como um ativista que, em suas primeiras passeatas, não conseguia atrair nem 30 pessoas e praticamente passa despercebido no filme.
É um grupo de jornalistas que vai protagonizar as relações pessoais e sociais inevitavelmente relacionadas e afetadas com as questões políticas da época.
E tudo isso sob uma estética simples e com uma produção de alta qualidade. Som, imagem e cenas são de ótimo nível técnico, algo nem sempre comum no cinema africano. Até as interpretações são muito boas, apesar de uma ou outra derrapada.
Bom filme!


Minha nota: 7,7
IMDB:  6,2
ePipoca: -

Sugestão: Faça a coisa certa

Download:

Um comentário:

  1. Oi pessoal do 366. Não consegui baixar, o link está quebrado. Abs.

    ResponderExcluir