segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

16 - Era uma vez no Oeste (C´era una volta il West) – Itália (1968)



Direção: Sergio Leone
Em pleno velho oeste, na disputada e violenta época da corrida do ouro, pistoleiro é contratado para matar um aviúva, herdeira de terras por onde vai passar uma ferrovia. Mas na sua empreitada passa a ser perseguido por um homem que tem contas a ajustar.

Seria redundante elogiar um filme de Sergio Leone – suas obras já são sinônimo de qualidade. Ainda mais esse clássico do cinema, considerados por muitos um dos melhores westerns já realizados.
O cuidado com cada cena é notório. O diretor é uma espécie de artesão, milimétrico, que trata tudo que está enquadrado na tela de forma cuidadosa e até carinhosa.
A fotografia é muito bem trabalhada e as atuações são impecáveis (e inclui aí todo o figurino e caracterização dos personagens) – Henry Fonda, Gabriele Ferzetti e Jason Robards são bastante seguros, Charles Bronson brilha mesmo sem o seu inesquecível bigode e Claudia Cardinale arranca suspiros (em Cardinales bonitas, eu vou!).
A trilha sonora é um diferencial. O filme poderia ser totalmente diferente, caso a trilha fosse executada por outras mãos, que não a de Ennio Morricone – mais redundante ainda elogiar uma trilha de Morricone. É impressionante como essa cara consegue fazer de suas músicas personagens principais dos filmes e diferenciais à obra.
Por conta de seus diversos elementos, Era uma vez no Oeste merece o posto que possui na história do cinema. Além disso, cumpre o seu papel de representar o processo de construção dos Estados Unidos, feito magistralmente por Leone que, na minha opinião, se sobressai ainda mais em Era uma vez na América.
No entanto, devo admitir que ... no Oeste não me envolveu tanto quanto Três homens em conflito que, para mim é o melhor western que eu já vi. Mas, cada dia fico mais feliz por descobrir a curta, porém genial filmografia de Sergio Leone.


Download:

Pacote de legendas:
Legenda em português
English subtitle
Subtítulos en español

5 comentários:

  1. Um grande clássico dos faroestes. Inesquecível.

    ResponderExcluir
  2. Já assistiu "Quando explode a vingança"? Têm o início com o protagonista numa carruagem com diversos figurões de uma dita elite culta e o que esses comentam sobre os pobres é de uma cruedade ímpar.
    Um filme que realmente vale a pena ver; Leone sempre excepcional.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Elson,
      ainda não vi... mas pretendo ver todos de Leone, e pode deixar que esse daí que você indicou já vai logo pra lista.
      obrigado

      Excluir