segunda-feira, 25 de março de 2013

28 - Vida Cigana (Dom Za Vesanje) – Iugoslávia (1988)



Direção: Emir Kusturica
Perhan é um cigano que mora com sua avó na periferia de Sarajevo. Apaixonado por Azra, seu sonho é ganhar dinheiro suficiente para poder casar-se com ela. O vagabundo Ahmed propõe a Perhan ir para a Itália, na tentativa de fazer fortuna rápido. O jovem aceita, e quando se dá conta já é prisioneiro de um mundo sem escrúpulos, cheio de mágoa, do qual ele não quer participar.

Nada melhor do que representar uma nação como a Iugoslávia do que a partir de uma comunidade cigana, com personagens que vão e vem, se agregam, se separam. Quer algo mais confuso e mutante do que um país que vira outro, que depois se divide em dois e, por fim, some!?
Iugoslávia era igual a Sérvia, Croácia, Eslovênia, Bósnia e Herzegovina, Montenegro e Macedônia. Hoje nem existe mais.
Em Vida Cigana, Kusturica mais uma vez dá uma aula de cinema, criando um universo mágico e particular, mas capaz de ser interpretado por qualquer um que consiga, literalmente, viajar com ele.
Esse grande cineasta consegue produzir uma obra autoral, que brinca com as técnicas e possibilidades que o audiovisual oferece. Kusturica é extremamente habilidoso com o seu cinema. Daqueles que você olha e diz “esse cara sabe o que tá fazendo”.
E para representar o seu país, a sua comunidade, a sua história, ele constrói pequenas pontes. Nela, o personagem pode partir da sanidade para a loucura, do amor para a violência, da vida para a morte, da realidade para a fantasia. E esses percursos que os personagens vão seguindo acabam trazendo uma atmosfera densa ao filme, nebulosa, sobretudo na sua segunda metade. Mas, ainda assim, é sempre perceptível o bom humor e a ironia de Kusturica, que parece considerar a violência entre seres humanos tão absurda, mas tão absurda, que chega a ser risível, insanamente engraçado. E que tais pessoas, nessa atmosfera violenta, acabam se tornando tão humanos quanto um macaco ou um peru.
Me apaixonei por Underground e não me decepcionei com Vida Cigana. Continuo fascinado por Kusturica!


Download:
(infelizmente, na segunda metade do filme a legenda apresenta alguns problemas, por alguns minutos não há legenda e boa parte do restante não está perfeitamente sincronizado, mas é possível ver e compreender assim mesmo).

Pacote de legendas:
Legenda em português
English subtitle

8 comentários:

  1. Este ainda não tive oportunidade de ver. Não sei se já viste, mas deixo a sugestão "White Cat, Black Cat".

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda não vi, mas já gostei! Vai pra lista...
      valeu!
      abraço

      Excluir
  2. vou baixar, se der. se conseguir eu sincronizo facil, e se precisar traduzo, eu nao tenho este titulo aew posto o link para vc ver, flw

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu! O link tá ativo. Se conseguir salvar essa legenda eu te agradeço. Um abraço!
      Az

      Excluir
    2. aew ja sincronizei e juntei as partes e embuti as legendas já, to upando e te passo o link logo.

      Excluir
    3. aew pra salientar so vi na wikipedia o nome é O Tempo dos Ciganos (Dom za vešanje), 1988.

      Excluir
  3. aew meu ta aew pra baixar vai no menu download e faz procedimento pelo mozilla firefox flw e obrigadão por postar
    http://accessmoviebossonline.blogspot.com.br/2013/11/o-tempo-dos-ciganos-1988-leg.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu que te agradeço! Nao tenho o Mozila nesse computador... nos próximos dias tento baixar em outro pc e disponibilizo por aqui.
      Valeu pela boa vontade.
      abraço
      Az

      Excluir