Postagem em destaque

Colabore com o 366filmesdeaz

O 366filmesdeaz está pedindo a colaboração de vocês para dar seguimento ao blog. Como vocês devem ter percebido, nos últimos tempos tem f...

sexta-feira, 30 de maio de 2014

55 – Os Estagiários (The internship) – Estados Unidos (2013)


Direção: Shawn Levi
Billy e Nick são vendedores cujas carreiras foram devastadas pela era digital. Na tentativa de provar que não estão obsoletos, contra todas as expectativas eles conseguem um cobiçado estágio na Google, juntamente com um batalhão de pequenos gênios. No entanto, alcançar esta utopia é apenas metade do desafio. Agora têm de competir com a elite nacional de talentos da tecnologia para provarem que a carência é a principal fonte da reinvenção.

Apenas mais um besteirol americano...




Download:
Torrent (dublado)

quarta-feira, 28 de maio de 2014

54 – Eles não usam black-tie (idem) – Brasil (1981)


Direção: Leon Hirszman
Em São Paulo, em 1980, o jovem operário Tião e sua namorada Maria decidem casar-se ao saber que a moça está grávida. Ao mesmo tempo, eclode um movimento grevista que divide a categoria metalúrgica. Preocupado com o casamento e temendo perder o emprego, Tião fura a greve, entrando em conflito com o pai, Otávio, um velho militante sindical que passou três anos na cadeia durante o regime militar.

Obra clássica da história do Brasil. Seja lá de que forma for contada: em livros, nos palcos de teatro ou no cinema. Carregado de dramaticidade e questões sócio-políticas. E sem ser piegas. É tendencioso, mas sem deixar de se colocar no papel “do outro” – no caso, do personagem Tião. Os julgamentos ou “o que eu faria se...” ficam para os espectadores.

Filme para ser visto e refletido!


Download:

segunda-feira, 26 de maio de 2014

53 – Por um punhado de dólares (Per um pugno di dollari) – Itália (1964)


Direção: Sergio Leone
Joe (Clint Eastwood) é um pistoleiro barra pesada que chega a uma cidade que está em guerra. Quando percebem o potencial de Joe, ambas as partes se interessam por contratá-lo; é quando ele percebe que pode ganhar um dinheiro com a situação aceitando a proposta dos dois lados.


Mais um grande filme de Sergio Leone. Mais uma grande atuação de Clint Eastwood. Mais uma ótima trilha de Morricone. Clássico!


Download:

domingo, 25 de maio de 2014

52 – A princesa prometida (The Princess Bride) – Estados Unidos (1987)


Direção: Rob Reiner
A princesa Buttercup é raptada por uma bizarra gangue com um plano mirabolante para criar um incidente internacional. Seus membros logo descobrem que estão sendo perseguidos pelo pirata Roberts, que pode ser também Westley, o único - porém já esquecido - amor da princesa. Uma combinação bizarra de lutas de capa e espada, aventura, fantasia e comédia.

Para se permitir ser criança, deixar o avô abrir o livro de contos e viajar nas aventuras de  A princesa prometida. Príncipe, princesa, vilão, mocinho, mocinha, o bruto, o vingador, os monstros, o amor.

Um passeio fantástico!


Download:

quarta-feira, 21 de maio de 2014

51 – Expresso, Expresso (Ekspres, Ekspres) – Eslovênia (1998)


Direção: Igor Sterk
Após a morte de seu pai, o herói do filme embarca num trem e começa uma interminável viagem sem destino certo. Ele encontra uma variedade de passageiros, incluindo uma menina por quem se apaixona. O casal passa a viver dentro do trem com seus poucos pertences, mas quando o dinheiro dos dois acaba e eles não conseguem mais pagar as passagens, a situação começa a ficar complicada.



Som
Somente
Se necessário.

Diálogos, para que tê-los?
E, mesmo sem tê-los, do que importa sabê-los?

Beijar mais, falar menos.
Amar mais, pensar menos.

Deixar que a poesia percorra os trilhos.
Uma estação de cada vez.

Sem pressa de chegar.
Sem medo de partir.

Passear no trem.
Com apreço. Sem pressa.
Expresso!



Download:
Torrent + Legenda

domingo, 18 de maio de 2014

50 – Qual é o nome do bebê? (Le Prénom) – França (2011)


Direção: Alexandre de La Patellière, Matthieu Delaporte
Com mais de quarenta anos de idade, Vincent (Patrick Bruel) vai ser pai pela primeira vez. Radiante, ele é convidado pela irmã e o cunhado para jantar, em companhia de sua esposa e de um amigo de infância. Enquanto a esposa não chega, os amigos começam a fazer perguntas sobre a paternidade, até chegar à inevitável questão sobre o nome do bebê. Quando Vincent finalmente anuncia o nome escolhido, o caos se instala na família.

Comédia francesa leve.

Alterna momentos muito engraçados, com outros entediantes.

Passeia pelo humor banal, pelas discussões políticas e pelas dramáticas reações humanas.


Bom para descontrair.


Download:

sexta-feira, 16 de maio de 2014

49 – Antes que o Diabo saiba que você está morto (Before the Devil knows you are dead) – Estados Unidos (2007)


Direção: Sidney Lumet
Nova York. Andrew "Andy" Hanson (Philip Seymour Hoffman) é um viciado em drogas cuja carreira de executivo está desmoronando. Para se livrar de uma auditoria, que demonstrará graves problemas na sua área, convence o irmão Hank (Ethan Hawke), que também tem problemas financeiros a assaltar uma joalheria.


Último filme de Sidney Lumet.


Download:

quarta-feira, 14 de maio de 2014

48 – Onde a Terra acaba (idem) – Brasil (2001)


Direção: Sergio Machado
Uma análise sobre a carreira e obra do cineasta Mário Peixoto (1908-1992), tendo por base trechos de diários, entrevistas e cartas do próprio Mário Peixoto, fotos de seus filmes e ainda cenas inéditas de um filme inacabado seu.

Mesmo com poucas fotografias, vídeos e entrevistas, o baiano Sérgio Machado consegue fazer uma montagem poética, que resgata o filme “Limite” e vai mais além, penetrando um pouco na alma e lirismo de seu diretor, Mário Peixoto.


Uma bela obra e uma válida homenagem. Agora, só falta assistir “Limite”.


Download:

segunda-feira, 12 de maio de 2014

47 – Kini e Adams (Kini & Adams) – Burkina Faso (1997)


Direção: Idrissa Ouedraogo
Dois amigos, Kini e Adams, vivem como agricultores pobres em uma comunidade rural. Eles lutam para consertar um carro velho que lhes permitam mudar para uma cidade grande e encontrar uma vida melhor.


Fraquinho... mas, vá lá, não é toda hora que pinta uma comédia (não tão engraçada) com drama (não tão dramática) de Burkina Faso. Vale pela curiosidade e por alguns bons momentos.



Download:

sábado, 10 de maio de 2014

46 – A caça (Jagten) – Dinamarca (2013)


Direção: Thomas Vinterberg
Lucas acaba de dar entrada em seu divórcio. Ele tem um novo emprego na creche local, uma nova namorada e está ansioso pela visita de natal de seu filho, Marcus. Mas o espírito de natal desaparece quando Klara, um aluno de cinco anos de idade, faz uma acusação de agressão contra Lucas, o que desencadeia o ódio de toda a comunidade em que ele vive.

Filmão. Excelentes atuações, em um roteiro muito bem conduzido e dirigido.

Um fato que abala todas as estruturas. Tudo pode estar por um fio. Tudo pode ceder a qualquer momento. Justo ou não. Com final feliz ou não.

A Caça me fez lembrar de Na Captura dos Friedmans.

E também dos casos da Escola BaseHéberson Oliveira, caso Tayná Silva (Adriano Batista, Sérgio Amorin da Silva Filho, Paul Henrique Camargo Cunha e Ezequiel Batista), Genilson Alves, Marcos Mariano da Silva e, mais recentemente, Fabiane Maria de Jesus.


Mas também me faz ter lembranças boas...


Download:

quinta-feira, 8 de maio de 2014

45 – A saga do judô (Sugata Sanshiro) – Japão (1943)


Direção: Akira Kurosawa
A história de Suganata, discupulo de Kano (o criador do judô).


Primeiro filme de Akira Kurosawa.


Download:

segunda-feira, 5 de maio de 2014

[ESPECIAL] João Carlos Sampaio


Mais um mês começando com uma notícia ruim. Mais uma vez, a morte aprontando das suas. Em fevereiro, foi Eduardo Coutinho. Em maio, foi a vez de João Carlos Sampaio seguir viagem.

O cinema baiano perde um de seus mais importantes críticos. O Vitória perde um ilustre e engajado torcedor. A Bahia perde um ator político. E o facebook fica menos interessante.

De consolo, fica a certeza de que João foi um cara que aproveitou bem a sua vida.

Meu primeiro contato com ele foi lendo suas críticas publicadas no jornal A Tarde e na internet. Também participei de alguns seminários e oficinas, tendo a oportunidade de ouvi-lo contar sobre sua juventude cinéfila pelas ruas e salas de exibição de Salvador. No entanto, não foi o cinema que nos apresentou pessoalmente, mas o Vitória.

Eu e João participamos de alguns grupos de torcedores que atuavam politicamente em prol do Vitória. Das reuniões e assembléias para o face. Suas postagens eram, sem dúvida, um diferencial. Futebol, política, humor, inteligência, alegria e cinema estavam diariamente no cardápio. Sempre misturando seus posicionamentos político com uma leveza de bom humor inconfundível. Sempre criticando, sem perder a ternura jamais.

A morte dele foi surpreendente. De um lado, fica a sensação de injustiça feita pelo destino, que levou um cara que certamente merecia mais um tempo de vida. De outro, a satisfação de poder ter conhecido essa ótima pessoa, que sem dúvida fará falta.


Por isso, dedico a postagem do mês de maio a João Carlos Sampaio. E compartilho um top 10 de filmes em sua homenagem, com filmes e diretores que ele apreciava e com a expectativa de que ele aprove a seleção, aonde quer que ele esteja.

1. Viridiana (Viridiana) – México (1961)
Direção: Luis Buñuel

2. Faces (Faces) – EUA (1968)
Direção: John Cassavetes

3. Câncer (idem) – Brasil (1972)
Direção: Glauber Rocha

4. Dark Star (Dark Star) – EUA (1974)
Direção: John Carpenter

5. O homem que amava as mulheres (L´Homme qui aimait les femmes) – França (1977)
Direção: François Truffaut

6. Sonata de Outono (Höstsonaten) – Suécia (1978)
Direção: Ingmar Bergman

7. Marighella: retrato falado de um guerrilheiro – Brasil (1999)
Direção: Silvio Tendler

8. Peixe Grande e suas histórias maravilhosas (Big Fish) – EUA (2003)
Direção: Tim Burton

9. O Homem Urso (Grizzly Man) – EUA (2005)
Direção: Werner Herzog

10. Blue Jasmine (Blue Jasmine) – EUA (2013)
Direção: Woody Allen

Download:
Torrent (pacote com o torrent e legendas de todos os filmes)

sábado, 3 de maio de 2014

44 – Absurdistan (Absurdistan) – Azerbaijão / Alemanha (2008)


Direção: Veit Helmer
Uma comédia alegórica centrada em dois namoradinhos de infância que parecem ter sido feitos um para o outro. Até que as mulheres do vilarejo isolado em que moram, irritadas pela indiferença dos homens ao problema da falta de água, fazem uma greve de sexo que ameaça a primeira noite de amor do jovem casal.


País novo no pedaço. De direção alemã, mas rodado no Azerbaijão vem essa divertida comédia, que brinca com o feminismo, com o machismo, com o sexo e com a paixão.  Recomendo.


Download: