terça-feira, 30 de dezembro de 2014

132 – A Condessa de Hong Kong (A Countess from Hong Kong) – Inglaterra (1967)


Direção: Charles Chaplin
A Revolução Russa fez com que vários integrantes da nobreza local fugissem para a China e Hong Kong, que na época era um protetorado inglês. Lá cresceram suas filhas que, apesar de terem títulos nobiliárquicos, precisaram se prostituir para sobreviver.

Último filme de Charles Chaplin.

E última postagem do ano.

Feliz 2015 para todas e todos!

Download:
Torrent + Legenda

segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

131 – Eskiya (Eskiya) – Turquia (1996)


Direção: Yavuz Turgul
As aventuras épicas do lendário bandido Baran e sua liberação da prisão e re-adaptação ao mundo após 35 anos na cadeia.



Produção turca, sobre traição e redenção. É um pouco novelesca, mas dá pro gasto.


Download:
Torrent + Legenda

130 – A estratégia do caracol (La estrategia del caracol) – Colômbia (1993)


Direção: Sergio Cabrera
Moradores de um dos bairros mais pobres de Bogotá lutam para evitar a demolição da casa onde moram, de propriedade de um milionário sem escrúpulos. Defendendo o edifício de juízes e policiais, planejam uma original estratégia, dirigida por D. Jacinto, um velho anarquista espanhol. A luta contra os especuladores e corruptos parece ser perdida antes de começar, mas os vizinhos estão dispostos a fazer todo o possível para defender a sua dignidade.

Bela e anárquica comédia colombiana sobre dignidade, resistência e outras cositas más.

Um dos filmes mais premiados da Colômbia, mas que trata de um tema universal, que por aqui nós conhecemos bem. O que poderia ser um drama social, acabou se transformando em uma comédia leve sobre o problema de moradia das grandes cidades.


A estratégia do caracol é mais um bom filme com selo de Latinoamérica!


Download:
Torrent + Legenda

domingo, 28 de dezembro de 2014

129 – Ela (Her) – Estados Unidos (2013)


Direção: Spike Jonze
Em um futuro próximo na cidade de Los Angeles, Theodore Twombly (Joaquin Phoenix) é um homem complexo e emotivo que trabalha escrevendo cartas pessoais e tocantes para outras pessoas. Com o coração partido após o final de um relacionamento, ele começa a ficar intrigado com um novo e avançado sistema operacional que promete ser uma entidade intuitiva e única. Ao iniciá-lo, ele tem o prazer de conhecer “Samantha”, uma voz feminina perspicaz, sensível e surpreendentemente engraçada. A medida em que as necessidades dela aumentam junto com as dele, a amizade dos dois se aprofunda em um eventual amor um pelo outro.


Drama futurista, ainda que contemporâneo.

Uma maravilhosa interpretação do ator Joaquin Phoenix, que consegue passar ao espectador todas as emoções que ele prendia no peito e que só o amor foi capaz de ir liberando.

O amor está em si ou no outro? É possível amar seres invisíveis? E, amando, eles não se materializam? E não são capazes de transformar quem ama?

Enfim, várias questões que Her nos permite fazer.

PS- Anteontem estava no bar com amigos e na mesa ao lado um homem, que deveria ter uns 30 anos, sentado "sozinho" com seu celular. Eles beberam 5 cervejas e quando o bar fechou, foram embora. É por essas e outras que Ela é contemporâneo.


Download:
Torrent + Legenda

128 – Um homem que grita (Un homme qui crie) – Chade (2010)


Direção: Mahamet-Saleh Haroun
República do Chade nos dias de hoje. Adam, sessenta e poucos anos, é um ex-campeão de natação e trabalha na piscina de um hotel de luxo na cidade de N’Djamena. Quando investidores chineses compram o hotel, ele é forçado a se demitir para que seu filho Abde assuma a função e se sente humilhado. O país está à beira de uma guerra civil.


É do Chade essa bela produção.

Dramas pessoais, em meio à guerra. De um pai, seu filho e sua piscina. Dos pequenos detalhes da vida, das pequenas paixões, dos pequenos medos, dos pequenos valores, das pequenas traições. De uma vida tão pouca, que cabe numa piscina.


Download:
Torrent + Legenda

sábado, 27 de dezembro de 2014

127 – Valentin (Valentin) – Argentina (2002)


Direção: Alejandro Agresti
1960, Buenos Aires. Valentin (Rodrigo Noya) é um menino de 9 anos que vive com sua avó (Carmen Maura), já que seu pai vive ocupado trabalhando e sua mãe está desaparecida desde a separação de seu pai. Solitário, Valentin divide seu tempo sonhando se tornar um astronauta e ouvindo as histórias contadas por sua avó. Seu grande sonho é que seu pai o leve para conhecer sua mãe, mas ele se irrita só de ouvir a simples menção do nome dela. Valentin passa a acreditar que possa ter enfim uma mãe quando conhece Leticia (Julieta Cardinali), a mais nova namorada de seu pai.


Comédia argentina – sem Darín – dissolvida com dramas, romances, imaginação...

O filme apela para o protagonismo infantil. Muito difícil uma produção sair ruim tendo um personagem tão bom e irresistível quanto o pequeno Valentin. É ele quem dá toda a graça da obra, que no final se revela mais uma boa e bela produção de nossos hermanos.


Download:
Torrent + Legenda

126 – 2046: os segredos do amor (2046) – China (2004)


Direção: Kar Wai Wong
O escritor Chow Mo-Wan (Tony Leung Chiu Wan) retorna a Hong Kong para escrever um romance. Ele se hospeda em um hotel barato em Wanchai, assumindo a personalidade de playboy e conquistador. Chow inicia uma série de relações amorosas com quatro diferentes mulheres que se hospedam no quarto 2046, que fica em frente ao seu. Enquanto isso, atormentado pelas lembranças dos anos que passou em Cingapura, Chow escreve uma história de ficção científica chamada "2046". Na história os passageiros de um trem fazem uma interminável viagem rumo a um destino misterioso, onde esperam reencontrar suas memórias perdidas.

Ilustração cedida por Pendurado no Firmamento


Mais poesia de Kar Wai Wong pincelada na tela. Sua sutileza torna delicado até os personagens mais ásperos ou as histórias mais banais.

Mais um belíssimo filme, de um dos diretores que mais entende de amor.

Download:
Torrent + Legenda

sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

125 – Crianças invisíveis (All the invisible children) – Itália/França (2005)


Direção: Emir Kusturica; John Woo; Jordan Scott; Kátia Lund; Mehdi Charef; Ridley Scott; Spike Lee; Stefano Veneruso
Seja coletando sucata nas ruas de São Paulo ou roubando para viver em Nápoles e no interior da Sérvia, os filmes são protagonizados por personagens infantis que lidam com uma dura realidade, na qual crescer muito cedo acaba sendo a única saída.



Filme pra deixar mal. Grandes diretores nos mostrando a representação da situação de diversas crianças pelo mundo, inclusive pelo Brasil. Visibilizando condições humanas que nós, de tão banais, não enxergamos. Preferimos nem ver. E nem saber que existe.


Download:
Torrent (dublado)

124 – A sala de música (Jalsaghar) – Índia (1958)


Direção: Satyajit Ray
O último representante de uma alta casta insiste em manter o padrão de vida de seus antepassados, mesmo vivendo uma situação cada vez mais difícil. Uma das coisas da qual não abre mão é a enorme sala de música de sua mansão. Seu amor à música e seus atos acabam levando sua família à ruína.



Belo filme indiano, sobre a elegância e decadência de um barão. Poesia e cultura indiana pulsando da tela e acariciando os ouvidos.


Download:
Torrent + Legenda

quinta-feira, 25 de dezembro de 2014

123 – Tatuagem (idem) – Brasil (2013)


Direção: Hilton Lacerda
Recife, 1978. Clécio Wanderley (Irandhir Santos) é o líder da trupe teatral Chão de Estrelas, que realiza shows repletos de deboche e com cenas de nudez. A principal estrela da equipe é Paulete (Rodrigo Garcia), com quem Clécio mantém um relacionamento. Um dia, Paulete recebe a visita de seu cunhado, o jovem Fininha (Jesuíta Barbosa), que é militar. Encantado com o universo criado pelo Chão de Estrelas, ele logo é seduzido por Clécio. Não demora muito para que eles engatem um tórrido relacionamento, que o coloca em uma situação dúbia: ao mesmo tempo em que convive cada vez mais com os integrantes da trupe, ele precisa lidar com a repressão existente no meio militar em plena ditadura.


Mais uma pérola do cinema de Pernambuco, mais um grande trabalho de Hilton Lacerda, mais uma brilhante interpretação de Irandhir, o “Darín” pernambucano.

Tatuagem coloca em um nível elevado o potencial de arte, de se fazer cinema e de atuar. Daqueles filmes que justificam a importância sagrada do cinema. Daqueles que rompem limites impostos por moralismo, preconceitos e censura.

Sem dúvida, um dos melhores filmes brasileiros dos últimos tempos.


Download:
Torrent (legenda em inglês embutida)

quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

122 – Contos da era dourada (Amintiri Din Epoca de Aur) – Romênia (2009)


Direção: Constantin Popescu; Cristian Mungiu; Hanno Hofer; Ioana Uricaru; Razvan Marculescu
Estudo bem-humorado sobre o “jeitinho” romeno, filme mostra a criatividade com que pessoas comuns desenvolvem esquemas para contornar os absurdos do cotidiano, como na época do regime de Nicolae Ceausescu (1918-1989). Uma fina ironia percorre seis episódios que baseiam-se em “lendas urbanas” do período que o governo comunista romeno definia como “a era do ouro”.


Série dividida em dois filmes, com 6 contos traduzidos para a tela. O filme retrata o período político da Romênia governada por grupos ditos comunistas. Em cada conto, uma tiração de sarro da burocracia e desvios do Estado.

Uma obra interessante, divertida, sobre a Romênia de décadas atrás. Uma sátira boa de se ver.


Download:
Torrent + Legenda

terça-feira, 23 de dezembro de 2014

121 – A última vida no universo (Ruang Rak Noi Nid Mahasan) – Tailândia (2003)


Direção: Pen-Ek Ratanaruang
Kenji é um jovem bibliotecário japonês que mora em Bangkok, na Tailândia. Extremamente tímido, é obcecado por organização e pela morte (especialmente a dele mesmo e não necessariamente nessa ordem). De repente, uma tragédia coloca à sua frente Noi, uma garota que é o seu oposto: desencanada, expansiva e que vive em uma casa que parece ter brigado definitivamente com a vassoura e com o detergente há décadas. Outro título: Last life in the universe



Romance tailandês bastante louco. Na loucura da vida e morte, dos encontros e desencontros, do destino e do acaso. Ver para viajar.


Download:
Torrent + Legenda

segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

120 – Quem bate à minha porta? (I call first) – Estados Unidos (1967)


Direção: Martin Scorsese
J.R. (Harvey Keitel) é um desempregado feliz da vida, que passa seus dias saindo com seus amigos, em Nova York. Porém, quando ele reencontra uma amiga de faculdade, apaixona-se por ela e passa a questionar todos a sua volta e a própria vida.



Primeiro filme de Martin Scorsese.


Download:
Torrent + Legenda

quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

119 – Pindoko (Pindoko) – Cabo Verde (2011)


Direção: João Pereira
Versão em vídeo de peça teatral encenada pelo grupo Raízes de Cabo Verde. A comédia popular trata com  muito bom humor dos dilemas familiares do casal Simplício e Dunda, na educação do filho, o adolescente Pindoko. Os problemas começam a aparecer quanto o jovem, em vez de ir para a escola, passa a consumir drogas e inclusive a roubar. Pobres, tradicionais e conservadores, os pais reagirão de forma diferente aos desafios impostos pela rebeldia e delinquência juvenil.


Um “filme” bem preconceituoso, que busca estereotipar o jovem que fuma maconha, semelhante aos vídeos que normalmente são passados no colégio, numa propaganda anti-drogas. O produto, no entanto, acaba sendo a construção de um estereótipo que difere do usuário real, o que didaticamente é péssimo, inclusive para quem pretende dissuadir o jovem a experimentar maconha.

As aspas no “filme” é porque fica difícil encaixar Pindoko em um gênero específico. A própria equipe do filme se apresenta como grupo de teatro; tem uma narrativa cinematográfica; tem sequencias que parecem feitas para televisão (inclusive com risadas de platéia ao fundo); e tem uma qualidade técnica de produção semelhante aos vídeos que eu fazia na sétima série.


Mas, ainda assim, é uma obra interessante, pois nos apresenta alguns elementos da cultura de Cabo Verde. Algumas gírias crioulas e a excelente trilha sonora agregam ao vídeo.



Download:
Link Direto

quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

118 – Surpresa em dobro (Old dogs) – Estados Unidos (2009)


Direção: Walt Becker
Dois grandes amigos – um divorciado sem sorte no amor (Robin Williams) e um solteiro divertido (John Travolta) – têm a vida virada de cabeça para baixo quando, inesperadamente, ficam responsáveis por cuidar de gêmeos de sete anos quando estão prestes a realizar o maior negócio de suas vidas. Os dois, que não entendem nada de criança, esforçam-se para cuidar dos gêmeos, o que resulta em uma confusão atrás da outra e talvez em uma nova e recém descoberta compreensão do que é realmente importante na vida.



Para descontrair. Um dos últimos trabalhos protagonizado por Robin Williams e mais uma impecável atuação de John Travolta.

Um besteirol leve e divertido.


Download:
Link Direto (dublado) - 800Mb

segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

117 – Os vivos e os mortos (The Dead) – Irlanda (1987)


Direção: John Huston
É 6 de janeiro de 1904 e Dublin celebra o Dia dos Reis em meio à neve. Na casa das irmãs Morgan, Julia (Cathleen Delany) e Kate (Helena Carroll), é oferecida uma ceia a amigos e parentes, logo após a realização de um sarau musical e poético.



Último filme de John Huston.

E talvez a despedida da vida mais bela, poética e emocionante feita por um diretor.


Download:
Torrent + Legenda

domingo, 14 de dezembro de 2014

116 – O homem que não dormia (idem) – Brasil (2012)



Direção: Edgard Navarro
Numa mesma noite, cinco pessoas de uma cidadezinha do interior são acometidas por um mesmo pesadelo envolvendo um homem sinistro e um tesouro enterrado. Com a chegada de um misterioso peregrino, o vilarejo é arrebatado da rotina medíocre e os personagens são lançados num vórtice de acontecimentos insólitos. Será assim que cada um terá sua verdade trazida à luz e se libertará do jugo perverso das hipocrisias, medos e doenças, assumindo as rédeas de seus destinos e reescrevendo suas vidas.




Mais um delírio de Edgard transposto para a tela. Com um dos personagens sendo interpretado por “meu tio” Narcival. Filmado na Chapada Diamantina, parte rodado nas praças de Andaraí, de onde tenho muita história pra contar. O homem que não dormia é cinema baiano, é cinema de maluco, como o próprio Edgard Navarro se define.


Download:

sábado, 13 de dezembro de 2014

115 – Catastroika (Catastroïka) – Grécia (2012)


Direção: Aris Chatzistefanou
Elaborado pelos mesmos produtores de Dividocracia, o documentário trata da privatização de setores chave da economia tais como: comunicações, energia, transportes e água.
Passando pela Rússia de Boris Yeltsin, Inglaterra de Tatcher, Eua de Reagan, até chegar na Grécia atual, o documentário nos mostra como a ideologia neoliberal - que prega o Estado Mínimo - funciona na prática: utiliza o próprio Estado para transferir patrimônio público em serviço de interesses privados.



Documentário grego muito parecido com documentário argentino Memória do Saqueio. Não pelo formato, muito menos pela estética. Mas, pelo conteúdo. Enquanto o filme argentino, produzido em 2004, foi feito no momento em que o país estava no fundo do poço, devido à política neoliberal e privatarias (privatizações + corrupção do governo) desenvolvido na década de 1990, na Argentina; o filme grego, produzido em 2012, foi feito no momento em que o país estava no fundo do poço, devido à política neoliberal e privatarias (privatizações + corrupção do governo) desenvolvido na década 2000, na Grécia. Daí a semelhança. A história se repetindo como farsa.

Catastroika, no entanto, é mais superficial no conteúdo e um pouco cansativo no formato. Mas, ainda assim, uma fonte de informação interessante para compreender a crise que a Grécia e outros países da Europa vêm enfrentando.


Download:
Torrent + Legenda

sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

114 – Ninfomaníaca – volume 2 (Nymphomaniac – volume 2) – Dinamarca (2014)


Direção: Lars von Trier
Segunda parte das aventuras sexuais de Joe (Charlotte Gainsbourg), uma mulher de 50 anos que decide contar a um homem mais velho (Stellan Skarsgard) sua história pessoal.




Ainda mais ousado, Lars von Trier provoca o espectador em Ninfomaníaca 2. Em cena, um personagem ouvinte que representa as mentes, olhos e desejos de quem assiste. Até que pontos somos solidários ou indulgentes com a personagem viciada em sexo que nos expõe a sua vida? Até que ponto fingimos querer ver a obra com um olhar isento de preconceitos ou de oportunismo? Até onde fomos ver Ninfomaníaca com a expectativa de encontrar cenas de sexo que nos excitassem? Até que ponto somos escrotos? Até que ponto nossa expectativa por sexo prejudicou nossa compreensão sobre diversos conflitos expostos? Até que ponto merecíamos levar um tiro?



Download:
Torrent + Legenda
(Torrent inclui Ninfomaníaca volume 1 e volume 2)

quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

113 – Viver (Ikiru) – Japão (1952)


Direção: Akira Kurosawa
Burocrata de longa data, que não liga para nada que não o interessa, descobre que está com câncer. Decide, então, construir um playground em seu bairro, tentando descobrir um sentido para sua vida.



“Não te odeio. Não tenho tempo para isso”.

Em Viver, Kurosawa dá a consciência da morte ao seu personagem, para dar vida a ele.

O seu existencialismo é recheado de reflexões e sutilezas, numa revisão da própria vida, das relações familiares e do conceito de felicidade. Kurosawa faz lembrar Yasujiro Ozu e sua delicadeza em abordar os dramas familiares, sob a perspectiva do ancião.

É o ciclo que segue: da morte até a vida, da vida até a morte.

Belíssimo filme do cinema japonês e mundial.


Download:
Torrent + Legenda

quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

112 – Expurgo (Puhdistus) – Finlândia (2012)


Direção: Antti Jokinen
Em 1992, uma velha senhora que vivia solitária em uma floresta da Estônia, Aliide, acolhe em sua casa uma jovem russa, Zara. Apesar das desconfianças e precauções iniciais, as duas começam a se conhecer melhor e desenvolvem uma relação de amizade. Zara era uma escrava sexual na Rússia, e depois que fugiu passou a ser caçada por dois mafiosos russos que estavam envolvidos no mercado sexual. Já Aliide vê na nova amiga uma oportunidade de contar sua trajetória e suas experiências pela União Soviética, tentando se livrar dos próprios fantasmas.




Um filme forte, com algumas cenas impactantes de violência. Mas, ao mesmo tempo, um drama com muitas dosagens de divagações pessoais. É da Finlândia esse thriller, que mistura suspense, ação e drama político e pessoal. O enredo se perde em alguns vai e vens, mas é uma obra bem interessante.


Download:
Torrent + Legenda

terça-feira, 9 de dezembro de 2014

111 – Ben Hur (Ben Hur) – Estados Unidos (1959)


Direção: William Wyler
Em Jerusalém no início do século I vive Judah Ben-Hur (Charlton Heston), um rico mercador judeu. Mas, com o retorno de Messala (Stephen Boyd), um amigo da juventude que agora é o chefe das legiões romanas na cidade, um desentendimento devido a visões políticas divergentes faz com que Messala condene Ben-Hur a viver como escravo em uma galera romana, mesmo sabendo da inocência do ex-amigo. Mas o destino vai dar a Ben-Hur uma oportunidade de vingança que ninguém poderia imaginar.


Um clássico, um épico. Abusando de recursos dramáticos, a obra de William Wyler traz uma representação dos tempos do império romano e dos conflitos políticos envolvendo diversas civilizações, mitologias religiosas e problemas sociais.

O filme levou 11 Oscars e possui cenas com milhares de figurantes. Há quem diga que é o maior épico do cinema...


Download:
Torrent + Legenda

sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

110 – Amor verdadeiro (Jørgen + Anne = Sant) – Noruega (2011)


Direção: Anne Sewitsky
Anne, menina norueguesa de 10 anos de idade, se apaixona pela primeira vez. Seus amigos confrontam seus próprios sentimentos enquanto testemunham a implacável batalha de Anne com uma rival da escola pelo amor de um garoto que acabou de chegar na cidade.



De volta à velha infância. Ao tempo do “verdade ou conseqüência”, dos bilhetinhos de amor, dos selinhos, dos namoros de um dia, das amizades eternas, das brigas, dos ciúmes e das brincadeiras.

Como é bom ter 10 anos de idade. Mas, ainda melhor, é ter muito mais que isso e poder lembrar dos 10 anos de idade.


Download:
Torrent + Legenda

terça-feira, 2 de dezembro de 2014

109 – Malcolm X (Malcolm X) – Estados Unidos (1992)


Direção: Spike Lee
A sua mensagem política sobre as relações raciais mudou para sempre o papel dos Afro-americanos na sociedade americana e abalou a consciência política daquele país. Esta é a história de um homem negro numa sociedade onde muitos negros não podiam votar, andar nos lugares da frente dos transportes públicos, ir a uma escola de brancos, a história das suas esperanças, dos seus sonhos, da sua luta e dos tumultos raciais dos anos 50 e 60.

A representação da vida de um dos mais importantes líderes do movimento negro estadunidense, dirigida por Spike Lee, um dos mais importantes diretores negros dos Estados Unidos.

Malcolm X foi um cara controverso, mas inegavelmente fundamental para a luta contra o racismo e resistência do povo negro.

Malcolm X morreu, assassinado, em 1965. Nesse mesmo ano, nasceu Rodney King. Aos 26 anos, Rodney King, negro, foi espancado por policiais brancos. O espancamento foi flagrado e é um vídeo histórico. Em 1993, um ano após o ataque, um júri formado por um negro, um asiático e dez brancos absolveu os policiais envolvidos. Esse fato gerou uma das maiores ondas de violência da história de Los Angeles, deixando 58 mortos e 2800 feridos.

2014. Um policial (branco) assassinou o jovem Michael Brown (negro), no estado de Missouri (EUA). O policial foi absolvido, dando início a uma série de manifestações violentas em Ferguson.

A história se repete.

Entender Malcolm X é entender um pouco a história.


Download:
Torrent + Legenda

segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

108 – Memórias do cárcere (idem) – Brasil (1984)


Diretor: Nelson Pereira dos Santos
Nos anos 1930, o escritor Graciliano Ramos, acusado de colaborar com subversivos, é tirado de Alagoas e levado ao presídio de Ilha Grande, no Rio, onde convive com os mais diversos personagens da marginalizada população brasileira, de ladrões de galinhas a presos políticos. Baseado em relato autobiográfico.


Uma das principais obras de Graciliano Ramos, sobre uma das suas experiências mais marcantes. Um livro e uma história que mereciam virar filme.


Obra indispensável aos fãs do escritor e para quem quiser entender um pouquinho mais sobre como funcionavam as coisas no tempo de Getúlio Vargas.



Download:
Torrent