sábado, 2 de abril de 2016

[ESPECIAL] SUSPENSÃO DO BLOG + PACOTE DE ANIVERSÁRIO

Hoje o 366filmesdeaz completa 4 anos de existência. Mas não há muito o que comemorar. O atual cenário político do Brasil compromete qualquer celebração, sobretudo quando contrasta com os princípios básicos desse blog. Sua criação foi despretensiosa. Mas sua manutenção se deu baseado em valores: democratizar a comunicação e compartilhar cultura. Sem nenhum retorno financeiro. A única recompensa é saber que os filmes estão sendo espalhados por todos os continentes do planeta; que existe gente que tira um tempo do seu dia para comentar, enviar emails, mensagens e contribuir; e até mesmo os que não se manifestam, mas vêm passear pelo blog: os mais de mil diariamente e mais de um milhão de pessoas nesses últimos anos.

Foram quatro anos ininterruptos, o que aumenta o peso da decisão.

A partir de hoje, os trabalhos do 366filmesdeaz estão suspensos por tempo indeterminado. 

A decisão é política. 

É uma forma de protestar contra o golpe em curso existente no país. Um golpe armado por setores da sociedade cujos valores são antagônicos aos desse blog. Aqui se constrói democracia. Aqui se respeita a diversidade. Aqui se aceita o contraditório. Aqui se defende a pluralidade. Aqui se busca liberdade. Aqui se planta amor. Aqui contribui para as transformações políticas, culturais, sociais e humanas. E em nome desses valores, o 366filmesdeaz se posiciona contra o Golpe e à favor da Democracia, por mais imatura e restrita que ela seja no nosso país.

O pouco tempo que tinha disponível para manter o blog ativo será usado para fortalecer as mobilizações de resistência ao golpe, mas também para cuidar de questões pessoais. Espero contar com a compreensão dos visitantes, dos amigos e amigas que fiz por aqui. O 366filmesdeaz continua no ar, mas sem atualizações, por tempo indeterminado.

E para não deixar o aniversário passar em vão, segue um pacote especial com o torrent de 64 filmes que nos ajudam a entender que país é esse e como viemos parar aqui. Filmes para a gente conhecer a nossa história. E lembrar, para nunca mais repetir 1964.

Um abraço e até breve!
Seguiremos adiante!

Alex Pegna Hercog (Az)


Download:
Torrent (Pacote com o torrent de 64 filmes)


1. Como era gostoso o meu francês (1971) – ficção
Direção: Nelson Pereira dos Santos
No Brasil de 1594, um aventureiro francês prisioneiro dos Tupinambás escapa da morte graças aos seus conhecimentos de artilharia.

2. Terra dos Índios (1979) - documentário
Direção: Zelito Viana
Um prólogo de Darcy Ribeiro coloca historicamente o confronto entre o índio e a civilização branca.

3. Quilombo (1984) - ficção
Direção: Cacá Diegues
Num engenho de Pernambuco, por volta de 1650, um grupo de escravos se rebela e ruma ao Quilombo dos Palmares, onde existe uma nação de ex-escravos fugidos que resiste ao cerco colonial, entre eles Ganga Zumba, um príncipe africano.

4. Quanto vale ou é por quilo (2005) - ficção
Direção: Sergio Bianchi
Uma analogia entre o antigo comércio de escravos e a atual exploração da miséria pelo marketing social, que forma uma solidariedade de fachada.

5. Carlota Joaquina, Princesa do Brazil (1995) - ficção
Direção: Carla Camurati
A princesa espanhola é prometida aos dez anos de idade a dom João VI e, ao se casar, vai para Portugal. Quando assumem a coroa, são confrontados com o medo da Revolução Francesa e vêm ao Brasil, sua então colônia.

6. Abolição (1988) - documentário
Direção: Zózimo Bulbul
Produzido em 1988, faz o resgate de 100 anos de abolição no país, através de um olhar negro.

7. Mauá - O Imperador e o Rei (1999) - ficção
Direção: Sérgio Rezende
Filme que remonta episódios da vida de Irineu Evangelista de Souza, o Barão de Mauá, o primeiro grande capitalista brasileiro.

8. Guerra de Canudos (1997) - ficção
Direção: Sérgio Rezende
Na República Velha, Antônio Conselheiro lidera um vilarejo com cerda de 25 mil sertanejos humildes em uma guerra contra a República.

9. Deus e o Diabo na Terra do Sol (1964) - ficção
Direção: Glauber Rocha
Depois de matar o patrão, o vaqueiro Manuel e sua mulher Rosa vagam pelo sertão, encontrando um deus negro, um diabo loiro e o temível Antônio das Mortes.

10. Coronel Delmiro Gouveia (1978) - ficção
No início do século, no nordeste brasileiro, pioneiro da indústria nacional é perseguido por se recusar a vender sua fábrica para industriais britânicos.

11. Tristeza do Jeca (1961) - ficção
Direção: Amácio Mazzaropi, Milton Amaral
Dois políticos disputam a eleição e, para angariar votos, tentam enganar os eleitores, simples pessoas do campo, usando o Jeca como cabo eleitoral.

12. Memórias do cárcere (1984) - ficção
Direção: Nelson Pereira dos Santos
Nos anos 1930, o escritor Graciliano Ramos, acusado de colaborar com subversivos, é tirado de Alagoas e levado ao presídio de Ilha Grande, no Rio.

13. Getúlio Vargas (1974) - documentário
Direção: Ana Carolina
O filme reúne material produzido pelo DIP (Departamento de Imprensa e Propaganda) e músicas de época, reconstruindo o Brasil da Era Vargas (1930/45) e de seu segundo governo (1951-54).

14. O Velho - A História de Luiz Carlos Prestes (1997) - documentário
Direção: Toni Venturi
A trajetória de Luiz Carlos Prestes, de líder tenentista a secretário-geral do PCB, Luiz Carlos prestes foi um dos mais perseguidos políticos brasileiros do século 20.

15. Olga (2004) - ficção
Direção: Jayme Monjardim
A história da comunista Olga Benário e seu romance com o brasileiro Luís Carlos Prestes, durante o governo constitucional de Getúlio Vargas e a 2ª Guerra Mundial.

16. Tanga – deu no New York Times (1987) - ficção
Direção: Henfil
O ditador de uma república fictícia do Caribe recebe, diariamente, um exemplar do "The New York Times", enviado pelo sobrinho. Grupos de guerrilheiros tentam neutralizar o sistema de informação.

17. Os Anos JK - Uma Trajetória Política (1980) - documentário
Direção: Silvio Tendler
O filme aborda a história do Brasil: a eleição do presidente Juscelino Kubitschek, o nascimento de Brasília, a renúncia do sucessor Jânio Quadros, a crise política, o golpe militar e a cassação dos direitos políticos de JK.

18. Dom Helder Câmara - o santo rebelde (2004) - documentário
Direção: Erika Bauer
Documentário que revisita os pensamentos de Dom Helder Câmara. Mostra sua atuação como figura central da ala progressista da Igreja Católica e também sua atividade durante a ditadura militar.

19. Cabra Marcado Para Morrer (1984) - documentário
Direção: Eduardo Coutinho
O líder camponês João Pedro Teixeira é assassinado por ordem dos latifundiários do Nordeste. As filmagens de sua vida, interpretada pelos próprios camponeses, foram interrompidas pelo golpe militar de 1964. Dezessete anos depois o Diretor retoma o projeto.

20. Jango (1984) - documentário
Direção: Silvio Tendler
Um relato da vida política brasileira dos anos 60, tendo como fio condutor a biografia do presidente João Goulart.

21. Cidadão Boilesen (2009) - documentário
Direção: Chaim Litewski
História do dinamarquês Henning Boilesen, empresário que financiava a OBAN organização do Exército para reprimir a luta armada.

22. Marighella (2012) - documentário
Direção: Isa Grinspum Ferraz
Maior nome da militância de esquerda no Brasil dos anos 60, Carlos Marighella foi considerado o inimigo número 1 da ditadura militar brasileira.

23. Terra em Transe (1967) - ficção
Direção: Glauber Rocha
Vigorosa e visionária alegoria política sobre o Brasil, tendo como temas centrais o populismo, as utopias libertárias de esquerda e o concerto barroco de diversas culturas.

24. Batismo de Sangue (2007) - ficção
Direção: Helvécio Ratton
O filme se passa em São Paulo, fim dos anos 60. O convento dos frades dominicanos torna-se uma trincheira de resistência à ditadura militar que governa o Brasil.

25. Ação Entre Amigos (1998) - ficção
Direção: Beto Brant
Miguel convida três amigos para uma pescaria, dissimulando inicialmente os reais motivos da viagem – encontrar o homem que acredita ser seu torturador.

26. O que é isso, companheiro? (1997) - ficção
Direção: Bruno Barreto
História do sequestro do embaixador dos Estados Unidos, trocado por prisioneiros políticos na época da Ditadura.

27. O ano em que meus pais saíram de férias (2006) - ficção
Direção: Cao Hamburger
1970. Mauro um garoto mineiro de 12 anos, que adora futebol e jogo de botão. Um dia sua vida muda completamente, já que seus pais saem de férias de forma inesperada e sem motivo aparente para ele.

28. Pra Frente, Brasil (1982) - ficção
Direção: Roberto Farias
Em 1970, um pacato trabalhador da classe média é confundido com um ativista político e "desaparece".

29. Zuzu Angel (2006) - ficção
Direção: Sérgio Rezende
No Brasil, a carreira de Zuzu Angel como estilista começa a deslanchar enquanto seu filho Stuart ingressa no movimento estudantil, contrário à ditadura militar no país.

30. Cabra Cega (2004) - ficção
Direção: Toni Venturi
1971. A organização clandestina está debilitada e discute o abandono da luta armada. Do lado de fora, Mateus, o dirigente da organização, trabalha sem descanso para salvar o que restou de seus quadros. O cerco da repressão se fecha inexoravelmente.

31. Vlado: 30 Anos Depois (2005) - documentário
Direção: João Batista de Andrade
O documentário reconstrói o caso de tortura do jornalista Vladimir Herzog, morto numa cela do DOI-CODI em SP.

32. O País de São Saruê (1971) – documentário
Direção: Vladimir Carvalho
Documentário sobre a região sertaneja do Rio do Peixe (localizada no polígono nordestino da seca) e a evolução de suas atividades econômicas.

33. Lamarca (1994) - ficção
Direção: Sérgio Rezende
A história do capitão que, durante o período da ditadura militar no Brasil, desertou do exército brasileiro e se engajou em grupos de guerrilha contra o regime militar.

34. Você também pode dar um presunto legal (1971) – documentário
Direção: Sergio Muniz
Reflexão sobre a o Esquadrão da Morte e do Delegado Fleury, chefe do DOPS em São Paulo.  Filmado clandestinamente.

35. Bye Bye Brasil (1979) – ficção
Direção: Cacá Diegues
Artistas ambulantes cruzam o país com a Caravana Rolidei, fazendo espetáculos para o setor mais humilde da população brasileira e que ainda não tem acesso à televisão,  cruzando a Amazônia até chegar a Brasília.

36. Iracema, uma transa amazônica (1975) - ficção
Direção: Jorge Bodanzky; Orlando Senna
O filme faz um contraponto à propaganda oficial da época sobre a Amazônia, revelando as queimadas, o trabalho escravo e a prostituição infantil através da história da menina ribeirinha Iracema.

37. ABC da Greve (1990) - documentário
Direção: Leon Hirszman
Documentário sobre a greve de metalúrgicos ocorrida no ABC paulista em 1980, uma das maiores da história do Brasil.

38. Peões (2004) – documentário
Direção: Eduardo Coutinho
Metalúrgicos anônimos contam suas histórias de vida – entremeadas pelas greves no ABC. O filme retrata a origem e o fortalecimento dos sindicatos e mostra a visão pessoal dos trabalhadores sobre Lula e os rumos do país.

39. Eles não usam Black-Tie (1981) - ficção
Direção: Leon Hirszman
Conflito entre pai e filho, durante uma greve sindical.

40. O Homem que Virou Suco (1981) - ficção
Direção: João Batista de Andrade
Cantor de cordel é confundido pela polícia de São Paulo com operário que esfaqueou o patrão. Bem-humorado e inteligente estudo sobre a classe operária.

41. Terra para Rose (1987) - documentário
Direção: Tetê Moraes
A história de Rose, agricultora sem-terra que, com outras 1.500 famílias, participou da primeira grande ocupação de uma terra improdutiva, a fazenda Annoni, no Rio Grande do Sul.

42. Tapete Vermelho (2005) - ficção
Direção: Luís Alberto Pereira
Quinzinho é um caipira sonhador, morador de uma roça distante. Ele tem uma promessa a cumprir: mostrar para seu filho um filme de Mazzaropi no cinema.

43. Muito Além do Cidadão Kane (1993) - documentário
Direção: Simon Hartog
Documentário da BBC que mostra as relações promíscuas entre a Rede Globo e a Ditadura Militar. Vai da fundação da emissora ao Impeachment de Collor.

44. Uma Onda no Ar (1992) - ficção
Direção: Helvécio Ratton
A história da Rádio Favela, que surgiu nos anos 80, em uma grande favela de Belo Horizonte.

45. Quase dois irmãos (2004) - ficção
Direção: Lúcia Murat
Miguel é um senador que decide reencontrar Jorge, um antigo amigo de infância e atualmente poderoso traficante de drogas do Rio de Janeiro, para negociar um projeto social nas favelas.

46. A Negação do Brasil (2000) - documentário
Direção: Joel Zito Araújo
Com base numa análise da telenovela brasileira no período 1963-1997, o autor mostra o papel do negro, é uma viagem na história da novela no Brasil e particularmente uma análise do papel nelas atribuído aos atores negros.

47. Notícias de uma guerra particular (1999) - documentário
Direção: Katia Lund e João Moreira Salles
O documentário mostra o cotidiano de traficantes e moradores da favela Santa Marta, no Rio de Janeiro, entre 1997 e 1998.

48. Ônibus 174 (2002) - documentário
Direção: José Padilha
O documentário narra a história do sequestro do ônibus 174, no Rio de Janeiro, em 2000 e também a vida do sequestrador, menino de rua, sobrevivente da chacina da Candelária.

49. Preto contra Branco (2005) - documentário
Direção: Wagner Morales
Desde 1972, um grupo de moradores do bairro de São João Clímaco e da favela de Heliópolis organizam um jogo de futebol de brancos contra pretos em um campo de várzea.

50. Justiça (2004) - documentário
Direção: Maria Augusta Ramos
O filme retrata, de forma particular, a rotina do Judiciário e do sistema prisional brasileiro.

51. O Prisioneiro da Grade de Ferro (2004) - documentário
Direção: Paulo Sacramento
O cotidiano do maior presídio da América Latina: Carandiru.

52. Entreatos (2004) - documentário
Direção: João Moreira Salles
O documentário retrata o dia a dia do então candidato Luiz Inácio Lula da Silva na campanha de 2002.

53. Memória Para Uso Diário (2007) - documentário
Direção: Beth Formaggini
Um filme que documenta a luta do grupo Tortura Nunca Mais a partir de pessoas que, apesar das memórias traumáticas, fazem questão de lembrar e de fazer com que suas histórias não sejam esquecidas.

54. Esse homem vai morrer – um faroeste caboclo (2008) - documentário
Direção: Emilio Gallo
Pretende revelar como um sonho que atraiu um punhado de brasileiros até o munícipio de Rio Maria, sul do Pará, se tornou a história de um sentença: 14 pessoas marcadas para morrer.

55. Utopia e Barbárie (2009) - documentário
Direção: Silvio Tendler
O documentário transita por alguns dos episódios mais polêmicos da história mundial recente, como as bombas de Hiroshima e Nagasaki, o Holocausto, a Revolução de Outubro, o ano de 1968 no mundo, a Operação Condor, a queda do Muro de Berlim e a explosão do liberalismo

56. Ao sul da fronteira (2009) – documentário
Direção: Oliver Stone
O diretor Oliver Stone viaja por seis países da América do Sul e Cuba, em uma tentativa de compreender o fenômeno que os levou a ter governos de esquerda na primeira década do século XXI.

57. Garapa (2009) - documentário
Direção: José Padilha
Por quatro semanas, a equipe de Padilha acompanha a realidade da fome no Brasil a partir do cotidiano de três famílias cearenses.

58. Um lugar ao sol (2009) - documentário
Direção: Gabriel Mascaro
Documentário que reúne depoimentos de moradores de luxuosas coberturas de Recife, Rio de Janeiro e São Paulo.

59. O Som ao Redor (2012) - ficção
Direção: Kleber Mendonça Filho
A vida numa rua de classe-média na zona sul do Recife toma um rumo inesperado após a chegada de uma milícia que oferece a paz de espírito da segurança particular. Uma crônica brasileira, uma reflexão sobre história, violência e barulho.

60. Militares da Democracia – Os militares que disseram NÃO (2014) - documentário
Direção: Silvio Tendler
Eles lutaram pela Constituição, pela legalidade e contra o golpe de 1964, mas a sociedade brasileira pouco ou nada sabe a respeito dos oficiais que, até hoje, ainda buscam justiça e reconhecimento na história do país.

61. A Partir de Agora (2014) - documentário
Direção: Carlos Pronzato
Realizado a partir de entrevistas com ativistas de cinco capitais brasileiras, o material não é apenas uma ferramenta para o debate e a compreensão das Jornadas de Junho, mas também um instrumento de organização da luta política.

62. O Veneno Está na Mesa 2 (2014) - documentário
Direção: Silvio Tendler
O filme atualiza e avança na abordagem do modelo agrícola nacional atual e de suas consequências para a saúde pública.

63. Tropa de Elite 2 - O Inimigo Agora É Outro (2010) - ficção
Direção: José Padilha
Os acontecimentos de Tropa de Elite 2 ocorrem treze anos após os do primeiro filme. Um dos seus focos é o amadurecimento do então Coronel Nascimento.

64. O mercado de notícias (2014) – ficção/documentário
Direção: Jorge Furtado
Jornalistas renomados discutem o papel da mídia e sua influência na democracia entre atos da peça cômica "O Mercado de Notícias", de Ben Jonson.