domingo, 29 de maio de 2016

28 - Outubro (Oktyabr) - União Soviética (1928)


Direção: Sergei M. Eisenstein, Grigori Aleksandrov
Em tom de documentário, acontecimentos em Petrogrado são encenados desde o fim da monarquia, em fevereiro de 1917, até o fim do governo provisório em novembro do mesmo ano. Lênin volta em abril. Em julho, os contra-revolucionários mandam prendê-lo. Em outubro, os Bolsheviks estão prontos para atacar: os dez dias que abalaram o mundo.


Download:
Torrent + Legenda

quinta-feira, 26 de maio de 2016

27 - O Guia Pervertido da Ideologia (The Pervert's Guide to Ideology) - Irlanda (2012)

Direção: Sophie Fiennes
Os realizadores de O Guia Pervertido do Cinema retornam com essa busca por significados escondidos no cinema. O filósofo Slavoj Zizek usa sua interpretação das imagens em movimento para apresentar uma jornada cinematográfica ao coração da ideologia: os sonhos que formam nossas convicções e costumes coletivos.





Download:
Torrent + Legenda

domingo, 22 de maio de 2016

26 - A Igualdade é Branca (Trois Couleurs: Blanc) - França (1994)

Direção: Krzysztof Kieslowski
Segundo episódio da série do diretor polonês Kieslowski, dedicada aos ideais da Revolução Francesa (liberdade, igualdade e fraternidade), e o único da trilogia tratado de forma humorística. Dessa vez, o filme apresenta um olhar irônico sobre como o vazio da vida pode ser profundamente afetado pelo amor.

 


Download:
Torrent

quinta-feira, 19 de maio de 2016

25 - Lolita (Lolita) - Inglaterra (1962)


Direção: Stanley Kubrick
James Mason interpreta o professor Humbert Humbert, que aluga um quarto na casa de Charlotte (Shelley Winters), mãe de Lolita (Sue Lyon), de 15 anos. A senhora logo se apaixona pelo professor, mas ele só tem olhos para a ninfeta Lolita. Para ficar próximo da menina, Humbert chega a se casar com a mãe dela. Mas Charlotte um dia descobre sobre as intenções do marido; a história toma novo rumo, dando espaço a tragédia e a um romance entre padrasto e enteada.


Download:
Torrent + Legenda

segunda-feira, 16 de maio de 2016

O 366filmesdeaz está de volta!


O 366filmesdeaz está de volta. Para indiferença daqueles e daquelas que não estão nem aí para a democracia. Mas para a alegria daqueles e daquelas que acreditam que a Cultura é fundamental para uma nação. Que também é um instrumento de luta contra o racismo, contra o machismo, contra a homofobia, contra o elitismo, contra a injustiça social. Que é uma arma de luta pela liberdade, pelos direitos e pela democracia.

Eles querem acabar com a Cultura – e não só com ela. Cabe a nós não permitir.

O 366filmesdeaz volta sob um outro formato, ainda que temporário. Por enquanto, não posso garantir a mesma periodicidade das postagens, nem comentários. Em vez dos textos, dos pitacos sobre os filmes, compartilharei a cada postagem um vídeo. Já as obras seguem disponíveis, livres.

Agradeço a todos e todas que comentaram, que apoiaram a decisão de suspender o blog temporariamente. Por vocês, pela cultura e pela democracia, estão reabertos os trabalhos.

Deixo, nessa postagem um vídeo sugerido pela querida Soli. Nos próximos dias, novos filmes.

O 366filmesdeaz segue na trincheira. Não reconhece o governo ilegítimo de Michel Temer, não apoia o seu programa, repudia todos os ministros indicados e se coloca, mais uma vez, à disposição da construção democrática.

Vamos adelante, porque aqui também se respira luta!

Há braços cinematográficos!


Alex Pegna Hercog (Az)