segunda-feira, 21 de novembro de 2016

69 - Mahaleo (Mahaleo) - Madagascar (2005)


Direção: César Paes e Raymond Rajaonarivelo
Em Malgaxe "Mahaleo" significa liberdade, independência e autonomia. Os sete músicos do grupo Mahaleo sempre recusaram o "show-business" apesar dos seus trinta anos de sucesso. Eles se dedicam ao desenvolvimento do país. Esses inventores do Blues Malgaxe são também cirurgiões, médico, agricultor, sociólogos ou deputado... Acredita-se que as canções dos Mahaleo levaram o povo a fazer a revolução de 1972 que levou à queda do regime neo-colonial. Hoje, eles continuam a intervir, sendo a banda mais famosa da ilha do Madagáscar. Guiado pela força e pela emoção das canções do grupo, o filme é um retrato de Madagascar hoje.


Um recorte cultural de Madagascar. Sobre o que um dia foi o seu futuro. Sobre pessoas, terra e tempo. Um filme cantado sobre sapatos velhos e novos.

A! ka Bon voyage e! Bon Voyage sy bon courage ianareo e! 


Download:
Torrent + Legenda

sábado, 19 de novembro de 2016

68 - Elena (idem) - Brasil (2012)


Direção: Petra Costa
Elena viaja para Nova York com o mesmo sonho da mãe: ser atriz de cinema. Deixa para trás uma infância passada na clandestinidade dos anos de ditadura militar. Deixa Petra, a irmã de sete anos. Duas décadas mais tarde, Petra também se torna atriz e embarca para Nova York em busca de Elena. Tem apenas pistas. Filmes caseiros, recortes de jornal, um diário. Cartas. 


Só mesmo a arte para transformar dor em poesia, tristeza em beleza, lembranças em vida e eternizar o que já não existe mais. Elena deve ter sido libertador para Petra que, com muita delicadeza, criatividade, uma montagem muito bem elaborada e sem cair em pieguismo realizou uma obra que é um presente para si e para sua irmã, um gesto de libertação e eternização. Elena, enfim, realizou o seu sonho e se tornou atriz de cinema.


Download:
Torrent + Legenda

sexta-feira, 18 de novembro de 2016

67 - Um Bonde Chamado Desejo (A Streetcar Named Desire) - Estados Unidos (1951)


Direção: Elia Kazan
Blanche (Vivien Leigh) vai visitar sua irmã grávida e o marido dela, Stanley (Marlon Brando), que não gosta dela e começa a forçá-la a falar sobre uma propriedade que sabe que foi deixada para as duas. Aos poucos o clima entre Stanley e Blanche vai ficando cada vez mais pesado.


Uma obra que é referência para diversos atores e diretores, cuja versão original é um clássico do teatro, de autoria de Tennessee Williams. Clássico, também, do cinema. Com texto e interpretações excelentes.



Download:
Torrent + Legenda

quinta-feira, 17 de novembro de 2016

66 - O Melhor Lance (La migliore offerta) - Itália (2013)


Direção: Giuseppe Tornatore
No mundo dos leilões de arte e antiguidades de alta qualidade, Virgil Oldman (Geoffrey Rush) é um conhecido e apreciado especialista em arte. Ele é contratado por uma jovem herdeira, Claire Ibbetson (Sylvia Hoeks), para leiloar a grande coleção de obras de arte deixada por seus pais. Mas, por alguma razão, Claire sempre se recusa a ser vistada pessoalmente. Robert (Jim Sturgess), que ajuda Virgil a restaurar e montar algumas peças mecânicas antigas que encontra na casa da moça, também lhe dá conselhos sobre como ganhar sua confiança e lidar com os sentimentos que tem em relação a ela.


Um filme surpreendente, com a dupla Tornatore e Morricone dispensando qualquer comentário.



Download:
Torrent + Legenda

terça-feira, 15 de novembro de 2016

65 - Cova rasa (Shallow Grave) - Inglaterra (1994)


Direção: Danny Boyle
Alex (Ewan McGregor), David (Christopher Eccleston) e Juliet (Kerry Fox), que dividem um apartamento, concordam em permitir que Hugo (Keith Allen), um desconhecido, vá morar com eles, mas logo ele aparece morto, vítima de overdose. Entre seus pertences existe uma mala cheia de dinheiro, que faz com que a vida deles seja alterada de forma brutal.


Um filme medíocre, que até pode distrair e descontrair, mas que é bem aquém do que Danny Boyle é capaz de fazer.


Download:
Torrent + Legenda

segunda-feira, 14 de novembro de 2016

64 - A Comunidade (Kollektivet) - Dinamarca (2016)


Direção: Thomas Vinterberg
Na década de 1970, Erik (Ulrich Thomsen) e Anna (Trine Dyrholm) são um casal de acadêmicos cheio de sonhos. Junto com a filha, Freja, eles montam uma comuna em um elegante bairro de Copenhague para dividir a casa e viver em conjunto com outras pessoas. Querendo estar no centro da história e realizar o sonho de viver em grupo, eles realizam jantares, reuniões e festas. Levados pelo mesmo sonho, um caso de amor abala a pequena comunidade, fazendo com que esse grupo de sonhadores e idealistas acordem para a realidade.


Tenso. Denso. e Intenso.

Thomas Vinterberg broca!



Download:
Torrent + Legenda

domingo, 13 de novembro de 2016

63 - A Besta Humana (La Bête Humaine) - França (1938)


Direção: Jean Renoir
Baseado no romance de Émile Zola, Séverine, a mulher do chefe de uma estação ferroviária se relaciona com um maquinista para que ele esconda seu envolvimento em um assassinato.


Clássico de Renoir, numa adaptação de um clássico da literatura francesa. Mas confesso que não me encheu os olhos.


Download:
Torrent + Legenda

sábado, 12 de novembro de 2016

62 - O Homem Que Sabia Demais (The Man Who Knew Too Much) - EUA (1956)


Direção: Alfred Hitchcock
Durante suas férias no Marrocos, Ben McKenna (James Stewart), um médico, e sua família se envolvem acidentalmente em uma trama internacional de assassinato, quando um moribundo fala ao ouvido de Ben algumas palavras.


Certamente O Homem que sabia demais está longe de encabeçar a lista dos melhores filmes do Mestre, mas, ainda assim, é repleto de bons elementos: a trama bem amarrada, o suspense aliviado com doses de humor sarcástico, a trilha sonora impecável e um ritmo que só vai se enfraquecer no final.


Download:
Torrent + Legenda

terça-feira, 8 de novembro de 2016

61 - Azyllo Muito Louco (idem) - Brasil (1970)


Direção: Nelson Pereira dos Santos
Século XIX. Na província de Serafim, vive uma população muito religiosa, mas sem pastor. Para orientá-la, chega da Capital o padre Simão, trazendo uma bagagem de novas idéias. Mais preocupado com a saúde mental do que com os problemas da alma de seus paroquianos, o padre manda construir, com a ajuda de rica senhora, Dona Evarista, um hospital de alienados. O local fica conhecido como a Casa Verde e nele é recolhida quase toda a população da cidade. Apreensivos com a ameaçadora situação criada na província, seus dirigentes tentam tirar do padre seus poderes de Alienista.


Joia rara! Nelson Pereira dos Santos, um dos melhores contadores de História do cinema brasileiro, nos traz um filme que traduz os movimentos e relações de poder de qualquer sociedade. E o faz de forma totalmente simbólica, onde a gente acha que é pra refletir sobre as divergências entre loucura e sanidade, mas quando percebemos, estamos refletindo sobre situação e oposição.


Download:
Torrent + Brasil

segunda-feira, 7 de novembro de 2016

60 - Paisà (Paisà) - Itália (1946)


Direção: Roberto Rossellini
O filme é composto de seis episódios que mostram a luta das tropas aliadas para libertar, entre julho de 1943 e o início de 1945, diversas regiões da Itália do domínio nazista.  São histórias de amor, amizade e lealdade que focalizam o relacionamento do povo italiano com os soldados estrangeiros.


Uma aula de História e de Cinema. Paisà é uma das principais referências do neorrealismo italiano e uma das mais destacadas obras europeias do pós-guerra.


Download:
Torrent + Legenda

quinta-feira, 3 de novembro de 2016

59 - A Invenção de Hugo Cabret (Hugo) - Estados Unidos (2011)


Direção: Martin Scorsese
Hugo é um garoto de 12 anos que vive em uma estação de trem em Paris no começo do século 20. Seu pai, um relojoeiro que trabalhava em um museu, morre momentos depois de mostrar a Hugo a sua última descoberta: um autômato, sentado numa escrivaninha, com uma caneta na mão, aguardando para escrever uma importante mensagem. O problema é que o menino não consegue ligar o autômato, nem resolver o mistério.


A vida de Méliès merecia, mesmo, um filme:




Download:
Torrent + Legenda