sábado, 31 de dezembro de 2016

89 - O Jogo da Imitação (The Imitation Game) - Inglaterra (2014)


Direção: Morten Tyldum
Baseado na história real do lendário criptoanalista inglês Alan Turing, considerado o pai da computação moderna, narra a tensa corrida contra o tempo de Turing e sua brilhante equipe no projeto Ultra para decifrar os códigos de guerra nazistas e contribuir para o final do conflito.


Teria dito Einstein: "Época triste a nossa. É mais fácil desintegrar um átomo do que o preconceito".

Essa postagem é dedicada a Luiz Carlos Ruas, às 328 pessoas mortas no Brasil em 2016, vítimas da homofobia, e a todos e todas que lutam para desintegrar o preconceito.



Download:
Torrent + Legenda

quinta-feira, 29 de dezembro de 2016

[ESPECIAL] Andrei Tarkóvsky - Filmografia completa



Hoje, 29 de dezembro de 2016, se completa 30 anos da morte de um dos maiores gênios do cinema, o russo Andrei Tarkóvsky (Андре́й Арсе́ньевич Тарко́вский).

Com um estilo único, o diretor realizou filmes psicodélicos, que transportavam o espectador para outras dimensões e explorava ao máximo os limites e potencialidades do cinema. Um artesão de grandes esculturas, criador de obras lisérgicas que desafiavam a sensibilidade humana e os recursos técnicos e estéticos do audiovisual. Um cineasta que merece ser visto e estudado.

Por isso, para homenageá-lo na data em que ele completa três décadas de despedida dessa dimensão, segue a filmografia completa do diretor. São 14 filmes disponíveis. Nove deles correspondem à filmografia oficial de Tarkóvsky e outros dois (um curta e um média) produzidos quando ele ainda era um estudante de cinema. De bônus, mais três filmes de outros diretores que abordam a vida e obra desse gênio.



1. Os Assassinos (Ubiytsy) - 1956 (21 min.)
2. Hoje Não Haverá Saída Livre (Segodnya uvolneniya ne budet) - 1959 (45 min.)
3. O Rolo Compressor e o Violinista (Katok i skripka) - 1961 (46 min.)
4. A Infância de Ivan (Ivanovo Detstvo) - 1962 (95 min.)
5. Andrei Rublev (Andrey Rublyov) - 1966 (205 min.)
6. Solaris (Solyaris) - 1972 (165 min.)
7. O Espelho (Zerkalo) - 1975 (108 min.)
8. Stalker (Сталкер) - 1979 (163 min.)
9. Tempo de Viagem (Tempo di Viaggio) - 1982 (63 min.)
10. Nostalgia (Nostalghia) - 1983 (125 min.)
11. O Sacrifício (Offret) - 1986 (148 min.)

Bônus:

12. Andrei Tarkovsky & Sergei Parajanov - Ilhas (Andrei Tarkovsky & Sergei Parajanov - Islands)
Direção: Levon Grigoryan
1988, 40 min.
Breve documentário que aborda a amizade entre Andrei Tarkovsky e Sergei Parajanov, comparando seus estilos e personalidades, através de relatos de amigos e um incrível diálogo entre suas obras.

13. Um dia na vida de Andrei Tarkovsky (Une journée d'Andrei Arsenevitch)
Direção: Chris Marker
2000, 55 min.
Documentário feito sobre a vida do genial Andrei tarkovsky mostrando seu ultimos dias de vida e reflexões sobre suas obras.

14. Sacrifícios de Andrei Tarkovsky (Jertivoprinosheniya Andreya Tarkovskovo)
Direção: Denis Trofimov
2012, 54 min.
O documentário relembra a vida do diretor e momentos de sua carreira até sua morte. O filme foca a entrega pessoal de Tarkovsky que não poupava esforços para perseguir um ideal transcendente de arte mesmo com as frequentes e duras perseguições das autoridades oficiais soviéticas.

Download:
(pacote com 14 filmes e suas respectivas legendas)

domingo, 25 de dezembro de 2016

88 - 7 Dias em Havana (7 Días en La Habana) - Cuba (2012)


Direção: Benicio Del Toro, Elia Suleiman, Gaspar Noé, Juan Carlos Tabío, Julio Medem, Laurent Cantet, Pablo Trapero
Retrato de Havana em 2011: uma imagem contemporânea desta cidade eclética, contada num longa metragem em 7 capítulos, realizados por 7 reconhecidos realizadores internacionais. Cada episódio acontece num dia da semana e segue a rotina de vida das suas extraordinárias personagens. Um mundo longe dos conhecidos clichés turísticos.


Sete feras do cinema lançando seus olhares sobre Havana, revelando conceitos e pré-conceitos e criando representações do povo cubano. Para quem já foi pra Cuba, bate uma nostalgia ao ver sua gente, suas ruas, seus carros, sua comida, seu mar, sua cerveja, sua alegria, seus problemas, seus prédios, suas cores.


Download:
Torrent + Legenda

87 - Eu Existo (Jestem) - Polônia (2005)


Direção: Dorota Kedzierzawska
Um menino de 11 anos foge do orfanato e volta para sua cidade natal. Lá encontra a mãe alcoólatra com quem tem sérios problemas. Ele decide viver numa barca abandonada onde suas únicas companhias são a fome e a eventual presença de uma menina.

Dorota Kedzierzawska sempre pegando pesado nos seus dramas. Já é marca da diretora provocar o espectador com verdades que muitas vezes preferimos ignorar. Os seus personagens são tão próximos e universais, podem estar em qualquer lugar, ali na esquina, na casa ao lado, no Brasil, na Polônia.

Não são filmes de fácil digestão. Mas são extremamente necessários.


Download:
Torrent + Legenda

sexta-feira, 23 de dezembro de 2016

86 - Hoje Eu Quero Voltar Sozinho (idem) - Brasil (2014)


Direção: Daniel Ribeiro
Leonardo é um adolescente cego que, como qualquer adolescente, está em busca de seu lugar. Desejando ser mais independente, precisa lidar com suas limitações e a superproteção de sua mãe.


Cinema brasileiro de qualidade, com excelentes atuações e que tornam as cenas bastante naturais. Trama jovem, sem ser infantil. E mexe com dois tabus pouco tratados na telona, sem, com isso, sobrecarregar a história, nem deixá-la superficial. Por outro lado, tecnicamente é bem basicão, inclusive o seu roteiro é previsível. Mas a originalidade do argumento e a ótima interpretação dos atores fazem a diferença.



Download:
Torrent

85 - Garota Exemplar (Gone Girl) - Estados Unidos (2014)


Direção: David Fincher
Amy Dunne (Rosamund Pike) desaparece no dia do seu aniversário de casamento, deixando o marido Nick (Ben Affleck) em apuros. Ele começa a agir descontroladamente, abusando das mentiras, e se torna o suspeito número um da polícia. Com o apoio da sua irmã gêmea, Margo (Carrie Coon), Nick tenta provar a sua inocência e, ao mesmo tempo, procura descobrir o que aconteceu com Amy.


Difícil tecer qualquer comentário sem entregar algum spoiler ou tirar um pouco da graça de quem for ver o filme despido de qualquer conhecimento prévio. Então, minha melhor sugestão é: assista! Se surpreenda. Se divirta. Reflita.


Download:
Torrent + Legenda

quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

84 - Naqoyqatsi (Naqoyqatsi) - Estados Unidos (2002)


Direção: Godfrey Reggio
É o último filme da trilogia Qatsi, que é composta juntamente com os documentários Koyaanisqatsi (1983) e Powaqqatsi (1988). O primeiro aborda principalmente o hemisfério norte, o segundo o sul e países asiáticos, ficando com este terceiro a grandiosidade de abordar o planeta como um todo, conectado, globalizado, mergulhado na tecnologia que encurta distâncias e acelera processos de destruição devido ao seu mau uso.


Incrível! Quem se encantou com alguma das outras obras da trilogia, dificilmente se decepcionará com Naqoyqatsi. É algo extremamente original. Não conheço nenhum filme que se aproxime desse. Se alguém souber, por favor me apresente.

Fico imaginando a dificuldade de se fazer um filme como esse. O trabalho que deve dar selecionar o conteúdo e transformá-lo em imagens tão simbólicas e representativas, capazes de construir uma narrativa de uma hora e vinte minutos sem precisar pronunciar uma única palavra. E, ainda assim, contar a história da nossa civilização.



Download:
Torrent + Legenda

83 - A Bruxa (The Witch) - Estados Unidos (2015)


Direção: Robert Eggers
Nova Inglaterra, ano de 1630. William e Katherine levam uma vida cristã com suas cinco crianças, morando à beira de um deserto intransitável. Quando o filho recém nascido deles desaparece e a colheita falha, a família se transforma em outra.


O filme começa bem interessante, não apenas pela história - nem tanto original - mas pela forma como é construída. Um terror que mais parece um drama, com uma fotografia caprichada. No meio, a tensão vai aumentando, o suspense ganhando força e o filme caminhando para um grande final. Só que aí vem o final. E ô final fulêro! Parece que o roteirista foi embora, o diretor cochilou e botaram o produtor para dirigir a última sequencia.



Download:
Torrent + Legenda

terça-feira, 20 de dezembro de 2016

82 - Carol (Carol) - Estados Unidos / Inglaterra (2015)


Direção: Todd Haynes
Nova York, início da década de 1950. Therese Belivet (Rooney Mara) está trabalhando em uma loja de departamento de Manhattan e sonhando com uma vida mais gratificante quando conhece Carol Aird (Cate Blanchett), uma mulher sedutora presa em um casamento fracassado.


Uma história interessante, boas atuações e uma fotografia bastante cuidadosa. Mas falta alguma coisa, um tempero, uma pimenta. Durante suas duas horas de duração, o filme pouco empolga, não mexe. Ainda assim, não passa arrastado, é bom de se ver, mas fica a sensação de que faltou algo.


Download:
Torrent + Legenda

81 - A prova (Proof) - Austrália (1991)


Direção: Jocelyn Moorhouse
Ahistória de Martin (Hugo Weaving), um homem cego que acha que estão sempre lhe enganando. Na infância, ele pensava que sua mãe mentia quando descrevia as coisas e paisagens. Adulto, ele virou um fotógrafo.


Um filme leve, descontraído e reflexivo. Nem muito drama, nem muita comédia. Bom para distrair.


Download:
Torrent + Legenda

segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

80 - O Espelho (Zerkalo) - União Soviética (1975)


Direção: Andrei Tarkovsky
Um homem em seus últimos dias de vida relembra o passado. Entre as memórias pessoais da infância e adolescência, da mãe, da Segunda Guerra Mundial e de um doloroso divórcio, estão também momentos que contam a história da Rússia numa mistura de flashbacks, tomadas históricas e poesia original.


Os filmes de Tarkovsky são como pinturas em uma grande tela, em que vai se misturando realismos e fantasias, resultando numa obra de arte bela, sensível e intrigante. Em O Espelho, o diretor conta sobre sua vida: a subjetividade de seus sentimentos e a objetividade dos fatos históricos. O resultado é uma das mais belas pinturas de sua filmografia.


Download: 
Torrent + Legenda

domingo, 18 de dezembro de 2016

79 - Timbuktu (Timbuktu) - Mauritânia (2014)


Direção: Abderrahmane Sissako
Julho de 2012, em uma pequena cidade no norte de Mali, controlada por extremistas religiosos. Uma família tem sua rotina alterada quando um pescador mata uma de suas vacas.


Filme incrível. Ajuda a nos aproximar dos sentimentos de quem vive a morte de sua cultura, de sua autonomia e de sua liberdade, ainda em vida. E com uma fotografia simplesmente fantástica, que encanta do início ao fim. Uma obra de arte, baseada em fatos, surreais.


Download:
Torrent + Legenda

quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

78 - Pusher (Pusher) - Dinamarca (1996)


Direção: Nicolas Winding Refn
Uma semana na vida de Frank, um pequeno traficante que está devendo dinheiro para o maior chefão do crime da cidade. Todas as tentativas de obter a grana para pagar a dívida dão errado, empurrando o sujeito para situações cada vez mais extremas.


Heroína, armas e câmera em movimento. Pusher foi lançado no mesmo ano que Trainspotting e se tornou um clássico cult, menos conhecido que a obra de Danny Boyle, mas exaltado pelos amantes do gênero. 8 anos depois veio o segundo filme da trilogia, encerrado em 2005. Vale à pena conferir!


Download:
Torrent + Legenda

terça-feira, 13 de dezembro de 2016

77 - Roma (Roma) - Itália (1972)


Direção: Federico Fellini
Um passeio pela capital italiana. Por suas piazas, bordeis, pelo seu subsolo... Tudo acompanhado pelo traço original de Fellini.


Feliz da cidade que tem um Fellini para filmá-la.


Torrent + Legenda

domingo, 11 de dezembro de 2016

76 - Maradona (Maradona By Kusturica) - Espanha (2008)


Direção: Emir Kusturica
Figura polêmica, pelo talento no campo ou pela língua afiada, pelo vício em cocaína ou pela proximidade com os ideais de esquerda. O argentino Diego Armando Maradona, considerado um dos mais importantes jogadores de futebol de todos os tempos, ganha um retrato íntimo filmado pelo premiado diretor iugoslavo Emir Kusturica, grande fã de futebol e do craque.


O Diego Armando Maradona do cinema fazendo um documentário sobre o Emir Kusturica do futebol.


Download:
Torrent + Legenda

sábado, 10 de dezembro de 2016

75 - Eu, Você e a Garota Que Vai Morrer (Me and Earl and the Dying Girl) - Estados Unidos (2015)


Direção: Alfonso Gomez-Rejon
Greg (Thomas Mann) está levando o último ano do ensino médio o mais anonimamente possível, evitando interações sociais, enquanto, em segredo, está fazendo animados filmes bizarros com Earl (RJ Cyler), seu único amigo. Mas tanto o anonimato quanto a amizade dos dois é abalada quando a mãe de Greg o força a fazer amizade com uma colega de classe que tem leucemia.


O cara pega um monte de clichês, faz uma alquimia e consegue produzir uma obra original, inteligente, que alegra e emociona. Grata surpresa! Belíssimo filme.


Download:
Torrent + Legenda

sexta-feira, 9 de dezembro de 2016

74 - O Alfabeto Afegão (Alefbay-e Afghan) - Afeganistão (2002)



Direção: Alefbay-e Afghan
O Talibã constituiu não apenas um regime político, mas uma cultura que deixou um legado espoliante. A educação foi negada a aproximadamente 95% das mulheres e 80% dos homens do Afeganistão, num processo que começou antes da chegada do Talibã ao poder. Este documentário mostra a vida de crianças nas vilas da fronteira com o Irã e questiona por que elas não têm a oportunidade de estudar.


Que Deus tenha misericórdia daqueles que inventaram o pecado.



Download:
Torrent + Legenda


quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

73 - A Criada (Ah-ga-ssi) - Coréia do Sul (2016)


Direção: Park Chan-wook
Coreia do Sul, anos 1930. Durante a ocupação japonesa, a jovem Sookee (Kim Tae-ri) é contratada para trabalhar para uma herdeira nipônica, Hideko (Kim Min-Hee), que leva uma vida isolada ao lado do tio autoritário. Só que Sookee guarda um segredo: ela e um vigarista planejam desposar a herdeira, roubar sua fortuna e trancafiá-la em um sanatório.


Não tem pra onde correr, Park Chan-wook é um dos melhores diretores mundiais da atualidade. Sua técnica é preciosa, colocando a câmera no lugar certo e criando planos e movimentos que ampliam o sentido da história. O roteiro, como sempre, surpreende, dá um nó na cabeça do espectador, exige concentração, atenção e compreensão. A fotografia e toda a estética dos filmes são elementos a mais que agregam na própria narrativa. É a forma imprescindível ao conteúdo.

Em The Handmaiden (A Criada), sua mais recente obra, o diretor dá mais uma aula de cinema.



Download:
Torrent + Legenda

quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

72 - Últimas Conversas (idem) - Brasil (2015)


Direção: Eduardo Coutinho
No longa póstumo que o diretor não teve tempo de montar, ele conversa com jovens cariocas estudantes do ensino médio da rede pública sobre suas vidas e o que eles esperam do futuro.


Eduardo Coutinho: o filme acaba com a porta aberta. ou
Deus é o homem que morreu.



Download:
Torrent

terça-feira, 6 de dezembro de 2016

71 - MASH (M*A*S*H*) - Estados Unidos (1970)


Direção: Robert Altman
Durante a Guerra da Coréia, cirurgiões irreverentes e debochados, de uma unidade médica do exército americano, encaram o contexto da guerra de forma cômica e transformam a base deles em um lugar onde a irreverência está sempre presente.


Atenção.
O filme de hoje à noite foi "MASH".

Sigam as diabruras dos nossos cirurgiões de combate, enquanto eles cortam e cosem o seu caminho através das linhas da frente. Operando enquanto bombas e balas explodem à volta deles, provocando gargalhadas e amor entre amputações e penicilina.

- Maldito exército.
- É tudo.


Download:
Torrent + Legenda

segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

70 - Arizona Nunca Mais (Raising Arizona) - Estados Unidos (1987)


Direção: Joel Coen
Fazendo um juramento de que ia tomar jeito na vida, um ladrão de lojas de conveniência (Cage) pede em casamento uma fotógrafa do departamento de polícia (Hunter). Tudo vai às mil maravilhas para o casal até que eles descobrem que ela não pode ter filhos. Após serem recusados por todas as agências de adoção da cidade, eles percebem que a única solução é sequestrar um dos festejados quíntuplos da cidade e sumir do mapa!


Mais um besteirol americano. Só que dirigido por Joel Coen, o que faz uma leve diferença.



Download:
Torrent + Legenda